Em preparação para o Censo, coordenadores de subáreas de Manaus recebem promotores comunitários imigrantes

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

19/04/2022 18h25 | Atualizado em 19/04/2022 18h25

A Coordenação Técnica do Censo no Amazonas realizou na quarta-feira (6), no auditório do IBGE, em Manaus, um segundo encontro entre os Coordenadores Censitários de Subárea (CCS) da cidade e cerca de 20 promotores comunitários da Cáritas/ACNUR, que atuam com imigrantes na capital. A reunião teve o objetivo de aproximar os promotores e o IBGE, e solicitar apoio ao grupo para a identificação de locais de concentração de imigrantes em Manaus.


Coordenadores de Subárea de Manaus apresentaram suas áreas de tranbalho
aos promotores.

Durante o encontro, os coordenadores do Censo mostraram no mapa as suas subáreas de trabalho em Manaus, e buscaram identificar promotores que atuem nesses locais. Eles também apresentaram os questionários do Censo aos promotores, diferenciando o modelo básico do amostral, e depois dividiram-se em grupos de trabalho para identificar onde ficam as concentrações de imigrantes, com o apoio dos promotores. Este foi o segundo encontro dos coordenadores com os promotores; o primeiro foi no mês passado, na sede da Cáritas.


Cerca de 20 promotores participaram da reunião com o IBGE, em Manaus.

De acordo com o Coordenador Técnico do Censo no Amazonas, Tiago Almudi, este encontro serviu não apenas para apresentar os questionários do Censo, mas para “começar a estreitar o relacionamento dos promotores comunitários com os CCSs, para que eles possam colaborar conosco na identificação das áreas de concentração de imigrantes, e para que eles também possam auxiliar como intérpretes nas entrevistas com imigrantes no Censo”. Isso porque os promotores também são imigrantes, falantes de espanhol e haitiano, e poderão auxiliar na entrevista junto a esse público-alvo, em Manaus.


Naiá Cunha apresentou os questionários do Censo 2022 aos promotores.

Para a CCS, Naiá Cunha, a reunião foi bastante proveitosa. Ela disse que, além de tudo, a reunião também foi útil para reforçar a importância desta parceria para conscientização da população imigrante quanto à participação no Censo:

“Pudemos mostrar o mapa de Manaus, dividido por subáreas e bairros, para que eles pudessem identificar com qual CCS iriam trabalhar, dessa forma, estreitamos laços e trocamos informações. Essa troca deverá acontecer ainda até o final do Censo. Todos se mostraram muito solícitos e dispostos a cooperar, além de bastante interessados”, afirmou, Naiá.


Jéssica Severo (CCS) reunida com promotores comunitários que atuam na sua área de trabalho.

Identificação de locais onde vivem imigrantes

Após a reunião com os promotores comunitários, os coordenadores perceberam que os imigrantes não estão mais concentrados em certos lugares na cidade: “é interessante perceber que, diferente de uns anos atrás, quando o fluxo migratório se intensificou no Amazonas, os imigrantes agora se encontram mais espalhados por diversas áreas de Manaus. Há, sim, localidades com maior concentração, mas de modo geral, já houve uma realocação de grande parte. Acredito que a parceria fechada com a ACNUR e a Cáritas será de grande proveito para o êxito da operação Censitária com os imigrantes residentes de Manaus”, ressalta Naiá.

Fotos: IBGE/Jéssica Santos

Mais notícias deste Estado