UE/MT participa de reunião com comunidade quilombola

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

18/04/2022 18h25 | Atualizado em 19/04/2022 10h02

A convite da presidente da Associação Comunidade Negra Rural do Quilombo Mata Cavalo de Cima – ACORQUIMACI, Jéssica Leny, a Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, e a analista censitária Letícia Guerra participaram da reunião mensal da comunidade, no domingo dia 13 de março, para apresentar o Censo Demográfico 2022. A reunião contou com a participação de dezenas de membros da associação.

Letícia falou sobre os recortes do Censo Demográfico na temática de PCTs (Povos e Comunidades Tradicionais) e sobre a coleta de dados no Território Quilombola Mata Cavalo. “Essa será a primeira vez que o IBGE trará, no Censo, um recorte específico das características demográficas, sociais e econômicas dos quilombolas. Foram mapeadas no estado de Mato Grosso cerca de 90 comunidades, incluindo as 6 comunidades pertencentes ao Território de Mata Cavalo.”

Durante a reunião, foram feitas perguntas e todos puderam tirar dúvidas sobre o recenseamento. Depois, os participantes ainda compartilharam seus contatos e experiências.

IBGE-MT apresenta o Censo 2022 em conferência de igualdade racial

No dia 4 de março, a analista censitária Letícia Guerra também participou, com o Coordenador de Treinamento do Censo Demográfico em Mato Grosso, Pedro Nessi, da V Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR), no Hotel Fazenda Mato Grosso, para explicar o Censo Demográfico 2022.

“Em agosto, setembro e outubro, vai estar sendo feito o Censo Demográfico no país. Vão ser contratados cerca de 200 mil recenseadores e vão ser visitados cerca de 72 milhões de domicílios no país. É uma atividade muito complexa: aqui em Mato Grosso há perto de um milhão de domicílios”, explicou Nessi.

Nessi falou sobre os PCTs (Povos e Comunidades Tradicionais) e sobre a coleta dos dados de indígenas e de comunidades quilombolas. “Nós vamos ter um olhar todo especial nesse Censo para esses dois estratos, que são os indígenas, as reservas indígenas, quem mora nelas, e nas comunidades quilombolas.”

Segundo Letícia, o IBGE está no caminho para, futuramente, conseguir retratar especificamente outros povos e comunidades tradicionais. Muitos participantes fizeram perguntas e tiraram suas dúvidas sobre o recenseamento.

Depois, o presidente do CEPIR-MT, Carlos Alberto Caetano, sugeriu promover um evento online com representantes do IBGE e líderes de comunidade quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de Terreiros de vários municípios do estado para mais esclarecimentos sobre o Censo 2022.

Essa Roda de Conversa online foi realizada no dia 10 de março, via Google Meet, com a participação de quase 50 pessoas, incluindo o Coordenador Operacional do Censo em Mato Grosso, Francisco Vieira da Silva.

 

Mais notícias deste Estado