Chefe da UE/PE ministra palestra online sobre o Censo 2022 para o Centro de Informática da UFPE

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

11/04/2022 14h35 | Atualizado em 11/04/2022 15h07

O chefe da UE/PE, Gliner Alencar, realizou, no dia 1º de abril, a palestra online Censo Demográfico 2022: um projeto com mais de 78 milhões de habitantes para os integrantes do Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos (GP2), do Centro de Informática da UFPE.

O evento contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre estudantes da UFPE e servidores do IBGE. Gliner, que é formado em Ciências da Computação e tem mestrado e doutorado na área, também faz parte do grupo. A mediação ficou por conta do professor da UFPE Hermano Perrelli.

Entre os tópicos apresentados pelo chefe da UE/PE, estão as funções e usos do Censo Demográfico, a importância da pesquisa para conhecer detalhadamente recortes específicos da população brasileira, as inovações metodológicas ocorridas nos recenseamentos brasileiros ao longo da história, os modelos de coleta de dados e os sistemas de supervisão.

A apresentação deu origem a várias perguntas dos alunos e servidores presentes, relativas à atualização da base de dados do IBGE e o combate às fake news relacionadas às pesquisas do instituto. Nesse último caso, Gliner ressaltou a importância da supervisão das pesquisas, do trabalho de divulgação dos levantamentos do instituto e do Respondendo ao IBGE para que o informante possa confirmar a identidade do entrevistador.

 

Mais notícias deste Estado