UE/GO e poder executivo goiano firmam parcerias importantes para o Censo 2022
28/03/2022 16h44 | Atualizado em 28/03/2022 16h44
No dia 1º de agosto de 2022, início da coleta do Censo 2022, um recenseador devidamente identificado baterá à porta da residência de Rogério Oliveira Cruz, prefeito de Goiânia, e realizará uma simulação de entrevista para a cobertura da mídia local. Apesar de não oficial, uma vez que o recenseamento é sigiloso e não pode ser divulgado, a ação vale pelo seu peso simbólico: quando uma figura pública de grande relevância como o prefeito dá o exemplo, as portas da cidade se abrem mais facilmente para o IBGE. E não é só isso! Para chegar à casa do prefeito e, depois, a de outras residências goianienses, o recenseador poderá usar gratuitamente o transporte público da cidade.
A participação do prefeito no primeiro dia de coleta e o passe livre temporário para os 1.400 recenseadores de Goiânia foram dois dos compromissos firmados nessa semana entre UE/GO e o poder executivo goiano. Acompanhados de perto pelo Coordenador Operacional dos Censos, Claudio Marques Barbosa, representantes da unidade estadual participaram de duas reuniões oficiais bastante proveitosas. Claudio afirmou: “O apoio obtido pelo IBGE para a realização do Censo nas reuniões ocorridas em Goiânia com o secretário-Chefe do governo estadual e com o prefeito de Goiânia demonstra como o poder executivo está interessado nos dados que oferecemos. Isso reforça o nosso compromisso de entregar os melhores dados com agilidade e confiabilidade à sociedade. Parabéns a toda a equipe da UE/GO que, com a liderança do Edson, tem conduzido a preparação do Censo de maneira exemplar e considero excelentes os acordos realizados.”
A primeira reunião, no dia 21 de março, foi com o secretário-chefe da Governadoria do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, e contou com a presença do chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, do diretor do Instituto Mauro Borges (IMB), Guilherme Resende Oliveira, da coordenadora técnica do Censo em Goiás, Mariana Celani e do coordenador operacional do Censo em Goiás, Daniel Oliveira. No outro dia, 22 de março, a mesma equipe, com o acréscimo do coordenador de disseminação do Censo em Goiás, Hugo de Paula Oliveira, foi recebida pelo prefeito Rogério Cruz, pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, e pelo secretário municipal de Governo, Michel Magul, no Paço Municipal.
Para o Coordenador dos Censos
Os principais tópicos tratados nas duas reuniões foram:
- Possibilidade de passe livre ou redução no valor das tarifas de transporte público para os recenseadores censitários durante os meses de Recenseamento na região metropolitana de Goiânia, que abarca, além da capital, outros vinte municípios. Definição: o secretário-chefe se comprometeu a inserir essa questão na pauta da próxima reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, da qual é diretor, e o prefeito Rogério Cruz garantiu o passe livre temporário para os 1.400 recenseadores no município de Goiânia.
- Convite para que o prefeito e o governador sejam recenseados, em caráter simbólico, no primeiro dia do Censo. O objetivo é que haja cobertura da mídia para que o gesto incentive a população a receber e responder aos recenseadores.
Definição: O prefeito firmou o compromisso de receber o recenseador em sua residência no primeiro dia de coleta. O secretário-chefe tratará diretamente com o governador a respeito deste tópico.
- Possibilidade de divulgação do Censo 2022 nas mídias, veículos e plataformas do Governo.
Definição: O prefeito e o secretário-chefe apontaram positivamente para esse pedido e requisitou que a SDI entre em contato direto com as assessorias de imprensa dos respectivos Gabinetes para tratar do assunto;
Além dos tópicos acima deliberados, o chefe do IBGE em Goiás entregou ao prefeito e ao secretário-chefe um ofício em que descreve e delimita a execução do Censo 2022 e expõe os pedidos para a parceria entre IBGE, prefeitura de Goiânia e Governo do Estado de Goiás. O apoio e boa receptividade do poder executivo são uma garantia da operacionalização do Censo no Estado e refletem a luta da UE/GO em defesa da qualidade do trabalho de todos e todas que, em agosto próximo, estarão em campo representando o IBGE e cumprindo a missão de retratar nosso país.