UE/ES estreita laços com lideranças quilombolas para o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

24/03/2022 14h18 | Atualizado em 24/03/2022 14h18

Visando ao fortalecimento dos laços com interlocutores essenciais para o Censo 2022, a UE/ES vem se reunindo com lideranças quilombolas do interior do Espírito Santo. Neste mês de março, a unidade capixaba visitou três dessas comunidades para apresentar a pesquisa que vai a campo em agosto: São Domingos, no município de Conceição da Barra; Cacimbinha (com membros da comunidade Graúna, de Itapemirim), em Presidente Kennedy; e Morro da Arara, em São Mateus. Representantes da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos – CONAQ também estiveram presentes.

quilombolas 3

Reunião na comunidade São Domingos, em Conceição da Barra

Nos encontros, os servidores da UE/ES expuseram todas as etapas do Censo Demográfico, bem como sua importância para a população em geral. Segundo o Coordenador Técnico do Censo, Marcos Antônio de Araújo, um dos temas levantados na reunião foi a necessidade de que membros da comunidade acompanhassem os recenseadores no momento da coleta, atuando como guias dentro do território quilombola.

“Povos e comunidades tradicionais têm uma relação diferenciada em seus territórios. Muitos são considerados como espaços interditados, sagrados ou de acesso restrito, onde devem ser observadas as normas de comportamento e permanência, determinadas pela própria comunidade”, disse Marcos.

Além do detalhamento das atividades que envolvem o Censo em território quilombola (mapeamento, cadastro de endereço, projeto BIOS e REPACs), os servidores exibiram imagens do Google Earth para que a comunidade identificasse, na malha setorial, outros povos quilombolas ainda não localizados pelo IBGE.

quilombolas 5

Encontro com lideranças quilombolas em São Mateus

Para o Coordenador Técnico do Censo, o encontro foi fundamental para “não deixar pontas soltas” até o início da operação: “O debate ‘olho no olho’ é uma oportunidade de sensibilizar as lideranças sobre a importância do trabalho do IBGE e do Censo.” Nas próximas semanas, a UE/ES deve visitar mais três comunidades no interior do Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Vargem Alta.

quilombolas 7

Participaram das reuniões com as comunidades, além da coordenação técnica, os servidores Fernando Jakes (Supervisor da Base Territorial), Maurício Ferraz (Coordenador de Área de Guarapari), Antônio Sérgio da Silva (Coordenador de Área de São Mateus), Rogério Machado (CCS), Carla Soares (CCS) e Cristiano Maia (CCS). Veja abaixo mais fotos dos encontros:

quilombolas 1

quilombolas 2

quilombolas 4

quilombolas 6

Mais notícias deste Estado