UE/PI divulga resultados do teste do Censo em Lagoinha do Piauí

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 13h12 | Atualizado em 22/03/2022 13h12

A divulgação dos resultados do teste do Censo Demográfico marcou o encerramento da experiência em Lagoinha do Piauí. Na última quinta-feira (17), a UE/PI promoveu um evento para apresentar os dados aos habitantes do município.

A cerimônia de divulgação dos resultados ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença da população lagoinense e de autoridades locais. Compuseram a mesa de honra do evento o chefe da UE/PI, Leonardo Passos, o vice-prefeito de Lagoinha do Piauí, Aderval Borges, e a vereadora Shirley Soares.

GIF

Evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Lagoinha do Piauí.

Em sua fala, o chefe da UE/PI destacou a importância do suporte recebido por diferentes instituições para o sucesso do teste do Censo no município. “Agradecemos aos apoios que tivemos para realização do teste: da prefeitura, da câmara de vereadores e da imprensa”, enfatizou.

Por sua vez, o vice-prefeito devolveu os agradecimentos ao IBGE, ressaltando a qualidade do trabalho realizado. “Essas informações são muito importantes para o nosso município”, avaliou Borges. O bom desenvolvimento da operação também foi destacado pela vereadora. Para ela, “o teste foi muito bem preparado, mesmo tendo ocorrido em meio à pandemia”.

A exposição dos dados foi feita pelo coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite, e pelo coordenador técnico do Censo no Piauí, Pedro Andrade, com auxílio da analista censitária Giovanna Moura. Ao final da apresentação, foi aberto espaço para dúvidas e comentários.

 

Resultados do teste

interna 2

Foram utilizados gráficos, fotos e mapas para apresentar os resultados.

Foram visitados 1.644 endereços – residenciais, comerciais, prédios públicos, etc – e contados 2.892 habitantes em Lagoinha do Piauí. Dos endereços visitados, os recenseadores do IBGE encontraram 1.010 domicílios ocupados. Dentre estes, não foi possível realizar entrevista em 45, seja por dificuldades em encontrar os informantes ou por recusas explícitas.

Conforme os dados obtidos, o município possui mais homens do que mulheres, ao contrário do que ocorre na maior parte do país. Cerca de 51,1% da população lagoinense é do sexo masculino, enquanto 48,9% é do sexo feminino. Por meio do teste, também foi possível descobrir que 17,5% dos moradores são idosos.

 

Repercussão na mídia

Embora com dificuldades de deslocamento devido à alta dos combustíveis, os meios de comunicação piauienses deram espaço para o IBGE. Para driblar os obstáculos e conseguir as inserções, a Supervisão de Disseminação de Informações do Piauí (SDI/PI) produziu diversos tipos de conteúdo e manteve contato direto com jornalistas.

Por meio de um release, divulgado para a imprensa às 10h da manhã do dia 17 de março, a SDI/PI ganhou espaço em portais e jornais. Para conseguir também a veiculação de matérias nas televisões, uma pasta do IBGE Drive foi alimentada com vídeos de apoio, entrevistas e fotos. Foram utilizados vídeos da coleta realizada em novembro e produzidas novas imagens – disponibilizadas em tempo real – durante o evento de divulgação dos dados. O link e a senha de acesso à pasta com os materiais foi compartilhado com os jornalistas piauienses por e-mail e via Whatsapp.

IMG 20220318 124443570 HDR

Chefe da UE/PI em entrevista ao vivo concedida à TV Cidade Verde (afiliada do SBT).

Pelo menos 19 matérias com dados locais foram publicadas em portais, televisões, rádios e jornais piauienses. A TV Clube (afiliada da Rede Globo) veiculou duas vezes a matéria sobre os resultados do teste: na noite de quinta (17) e na manhã de sexta (18). A TV Cidade Verde (afiliada do SBT) veiculou uma matéria na noite de quinta (17) e entrevistou o chefe da UE/PI ao vivo na tarde de sexta (18). Além dessas, também houve inserções na TV Assembleia, na TV Antares e na TV O Dia (afiliada da Rede TV!).

Mais notícias deste Estado