UE/PB se reúne com lideranças quilombolas para explicar e debater Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 13h10 | Atualizado em 22/03/2022 13h10

Intensificando as atividades censitárias, a Unidade Estadual da Paraíba, por meio das coordenações técnica e operacional, realizou reunião online, no último dia 08 de março, com lideranças quilombolas de todo o estado. O encontro teve como principal objetivo compartilhar informações sobre o Censo 2022 e fortalecer a parceria entre o IBGE e as comunidades quilombolas, tendo em vista que este será o primeiro censo demográfico a trazer um recorte exclusivo referente a essa população tradicional. 

Reunião lideranças quilombolas

Reunião ocorreu de forma remota, no dia 8 de março

O encontro foi mediado pelo coordenador técnico do Censo 2022 na Paraíba, Gilberto Cavalcante. Ele destacou a necessidade da cooperação dos líderes, repassando as informações sobre a coleta aos demais integrantes dos quilombos, para que haja boa resposta aos recenseadores.

"O Censo 2022 será o primeiro da história a recensear os povos quilombolas. A reunião foi importante para darmos início a um processo de parceria e de conhecimento recíproco, visando ao apoio dos povos quilombolas no intuito de realizar uma operação censitária que retrate a realidade dessas comunidades” concluiu.

Durante a reunião, Pedro Machado, analista censitário, apresentou aspectos metodológicos do Censo 2022, explicando como funcionará o recenseamento dos povos quilombolas e sua importância para a implementação de políticas públicas para as comunidades.

Reunião lideranças quilombolas2

Importância do apoio das lideranças foi destacada durante reunião

Em seguida, Fernando Lins, coordenador da base territorial do IBGE, explicou como funciona a identificação e o mapeamento das áreas quilombolas no estado e apresentou os “setores censitários” e “aglomerados" quilombolas da Paraíba. Ele também ressaltou a necessidade de cada comunidade entrar em consenso sobre sua nomenclatura, de modo que o recenseamento tenha dados mais precisos.

Maximino Silva, coordenador do CONAQ/PB, destacou a importância desse primeiro censo demográfico quilombola. “Atualmente, vemos algumas divergências em relação a algumas informações referentes às comunidades quilombolas, e o Censo 2022 será de extrema relevância, pois pela primeira vez seremos mapeados e contados diretamente. Acredito que será um grande desafio tanto para o IBGE, que vai operacionalizar, quanto para nós quilombolas, que estamos discutindo e repassando as informações”, afirmou.

Além do IBGE e do CONAQ/PB (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), participaram do encontro a coordenadora do CECNEQ (Coordenação Estadual de Comunidades Negras e Quilobolas da Paraíba), Bianca Quilombola, e representantes de comunidades quilombolas de todas as regiões do estado.

Mais notícias deste Estado