Distrito de Ema em Pindoretama-CE recebe com entusiasmo os resultados do teste do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 12h57 | Atualizado em 22/03/2022 12h57

Divulgados na última quinta-feira (17), os resultados do Teste Nacional do Censo Demográfico geraram entusiasmo entre a população do Distrito de Ema, em Pindoretama-CE. Os dados sobre a localidade foram coletados pelo IBGE entre novembro e dezembro de 2021, tendo sido agora apresentados à sociedade em evento realizado no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município.

 

Gestores de Pindoretama-CE e servidores do IBGE Ceará reunidos no evento de divulgação dos resultados do Teste Nacional do Censo Demográfico.

A razão do entusiasmo, em primeiro lugar, é porque o distrito pindoramense foi a localidade cearense escolhida para a realização do teste, que também ocorreu em outros 26 locais pelo país. “Foi uma surpresa maravilhosa para nós, poder representar o Ceará nessa fase preparatória”, comemorou Gorete Cavalcante, vereadora e presidente da Câmara Municipal. “Espero que nós possamos ter contribuído para que o Censo seja um sucesso no país”, completou. O mesmo sentimento também estava presente entre os demais representantes do município ali reunidos, incluindo vereadores, secretários, líderes comunitários e outros gestores de Pindoretama.

Em segundo lugar, o sucesso do teste também gerou na população de Pindoretama uma grande expectativa pelos resultados da maior pesquisa nacional, a ser realizada a partir de 1º de agosto: o Censo Demográfico 2022. “Vai ser muito importante saber os resultados desse Censo”, afirmou o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Cristiano Alves, “o município vai pode tirar direcionamento para investimentos em várias áreas, como educação, cultura e infraestrutura.”

 

De pé, no canto direito, a vereadora Gorete Cavalcante e o chefe de gabinete Cristiano Alves agradecem ao IBGE pela realização do teste no Distrito de Ema, em Pindoretama-CE.

“Agradeço pelo apoio que recebemos do município e do distrito. Graças a esse apoio conseguimos realizar o teste no tempo determinado”, destacou o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, em reconhecimento pela parceria construída. “O teste foi de pleno sucesso. Foi muito importante para os trabalhos do Censo 2022. O Ceará está pronto para iniciar os trabalhos da coleta”, avaliou ainda Lopes.

 

Apresentando os resultados dos testes

 

O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, apresentou os dados do Teste do Censo realizado no distrito de Ema.

Pela primeira vez o IBGE realizou testes em nível nacional para um Censo Demográfico. A divulgação dos resultados se deu em caráter experimental, uma vez que o objetivo da operação não era o recenseamento das localidades em si, mas sim preparar as equipes e examinar os equipamentos, ajustando tudo quanto fosse necessário para a coleta definitiva. Entre os aspectos avaliados estavam: os dispositivos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população. Um objetivo secundário dos testes era também servir como estratégia de sensibilização da sociedade para o Censo 2022.

No evento realizado no Ceará, o chefe da UE/CE iniciou sua apresentação fazendo um panorama dos testes, de modo a explicar aos pindoramenses a dimensão e o propósito da operação. Logo depois, ele mostrou os principais resultados em nível local e nacional, fazendo, sempre que possível, a comparação entre Ema e as outras localidades testadas. Os dados apresentados neste evento foram os seguintes: população total recenseada, média de moradores por domicílio, quantidade e percentual de idosos (mais de 60 anos), de homens e de mulheres, de domicílios ocupados sem entrevista, além da taxa de adesão a cada uma das modalidades de entrevista (presencial, por telefone e pela internet).

Ainda na apresentação, foi exibido também o mapa com cada um dos domicílios visitados em Ema (Pindoretama-CE). O georreferenciamento de domicílios, assim como a modalidade mista de coleta de dados e os protocolos de segurança sanitária são novidades do Censo 2022, impostas seja pela evolução tecnológica da sociedade, seja pela emergência da pandemia de Covid-19. Ao final do evento, Francisco Lopes esclareceu também dúvidas que surgiram a respeito dos temas abordados, como em relação aos métodos de entrevista disponibilizados, aos limites do município de Pindoretama, e aos domicílios que ficaram sem entrevista.

 

Conhecendo o Distrito de Ema

 

O mapa com os domicílios visitados foi afixado pela equipe do IBGE na fachada da Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Distrito de Ema.

O Distrito de Ema em Pindoretama-CE destacou-se no panorama nacional por ter contado em sua população mais homens que mulheres. Apenas oito das 26 localidades mapeadas nos testes tiveram o mesmo resultado. Foram 2.933 pessoas recenseadas em Ema, sendo 1.478 homens (50,4%) e 1.455 mulheres (49,6%). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 381 pessoas (13,0%).

Os 10 recenseadores que trabalharam na operação visitaram 1.552 endereços, sendo que 990 eram domicílios particulares permanentemente ocupados. Das 944 entrevistas realizadas, 99,7% foram na modalidade presencial e 0,3% por telefone. A operação foi considerada pelo IBGE como um sucesso, visto que em apenas 4,6% dos domicílios da localidade não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los ou por recusas.

Localizado a 50 quilômetros de distância da capital do estado, às margens da CE-040 e relativamente próximo ao litoral cearense, o distrito de Ema se beneficia muito do turismo, como ocorre com as vendas no centro de artesanato local. “Os habitantes de Ema poderão se apoderar desses números [do Censo] para desenvolverem suas atividades turísticas”, destaca o chefe de gabinete Cristiano Alves.

Para o presidente da Associação dos Moradores de Ema, Janael Silva Costa, o Censo pode contribuir também em outras áreas, como o saneamento básico, o planejamento do trânsito e a pavimentação de ruas. “Tudo [o Censo] leva em consideração pra melhoria da comunidade. Transmite as informações cabíveis a cada um, pra eles ficarem bem informados do que realmente é necessário. É uma forma também de eles cobrarem dos gestores o que está faltando dentro do distrito de Ema.” Janael afirmou também ter sido “muito gratificante” que a localidade tenha recebido o teste do Censo: “Eu avalio como um trabalho bem feito, bem executado.”

 

Aguardando o retorno do Censo

 

 

Após o teste, a equipe do IBGE Ceará está pronta para a coleta definitiva do Censo.

Encerrados os testes e feita a divulgação dos resultados, a expectativa agora na comunidade de Ema é pelo retorno do Censo. Retorno, no caso, porque essa e as outras 26 localidades pelo país foram recenseadas, embora ainda não de forma definitiva. Os representantes de Pindoretama, por sua vez, aguardam ansiosos o Censo passar oficialmente em todo o território do município. A cidade hoje conta com população estimada de 20 mil habitantes, porém, segundo afirmaram os gestores, só pela quantidade de eleitores registrados, já seria possível deduzir um número bem maior de pessoas que têm sido atendidas pela estrutura do município.

Segundo a líder da Câmara, Gorete Cavalcante, “o Censo atualizado vai ajudar muito, porque os recursos poderão ser maiores, e, inclusive, também a alocação desses recursos vai estar onde o Censo nos mostrar que a população está mais concentrada, onde existe mais necessidade de um serviço de saúde, de educação, social etc. Nada é ruim com o IBGE. É só ganho pro nosso município, nosso estado, nosso país.”

 “Essas informações são fundamentais, e os municípios precisam delas para se prepararem”, pontuou o chefe da UE/CE, que encerrou o evento em Pindoretama bastante motivado para os trabalhos a partir de agosto: “É assim que se trabalha, em parceria. E nós vamos continuar essa parceria para o Censo. O IBGE quer que o Ceará cresça.”

Mais notícias deste Estado