Coordenador Operacional dos Censos visita município no Amazonas com maior percentual de população indígena do país

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/03/2022 12h30 | Atualizado em 22/03/2022 12h30

O Coordenador Operacional dos Censos (COC), Cláudio Marques Barbosa, em visita ao Amazonas, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, participou de diversas reuniões em São Gabriel da Cachoeira, para tratar de parcerias para o Censo 2022 e compreender melhor as peculiaridades do município com maior percentual de população autodeclarada indígena, no país. Além disso, no último dia de visita ao Estado, o Coordenador participou de reunião com os servidores envolvidos no Censo, que aproveitaram a ocasião para falar sobre suas preocupações e dúvidas, nessa preparação para a operação censitária.

Visita a São Gabriel da Cachoeira

Em São Gabriel da Cachoeira, Cláudio Barbosa, junto ao Chefe da UE, Ilcleson Mendes, ao Coordenador Operacional do Amazonas, Francisco Braz, e aos coordenadores de área, Carlos Enock, e de Subárea, Laura Gryner, participaram de reuniões com diversos órgãos indigenistas, incluindo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) - Alto Rio Negro, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). Além disso, toda a equipe também participou de reunião com o Exército brasileiro, em busca de cooperação na realização do Censo nas fronteiras e em lugares de difícil acesso.

Vale destacar que o município de São Gabriel da Cachoeira é localizado a 857 quilômetros, em linha reta, da Capital do Estado, Manaus, e que no Censo Demográfico 2010, 76.6% de sua população se autodeclarou indígena.

Esta foi a terceira visita que Cláudio fez ao Amazonas. O Coordenador disse que não conhecia São Gabriel da Cachoeira, e destacou que o grande desafio no município e no Brasil como um todo será conscientizar a população a responder ao IBGE:

“Além do desafio logístico, que é o que tentaremos contornar com as parcerias, Exército, DSEI, FUNAI, o desafio é o de mobilizar a população a responder ao Censo. Toda a parte de infraestrutura, nós já construímos, e o que estamos fazendo agora é uma calibragem fina do processo, e isso só vai dar certo se a gente conseguir fazer com que as pessoas entendam a importância de receber o recenseador”.

Cláudio disse ainda que competência e parcerias são fundamentais no processo. “A Laura, que é a responsável por São Gabriel, se mostrou extremamente capaz, conhece bem a região; e as articulações que fizemos no município foram excelentes. Essa forma de trabalho, com parcerias, é o que vai fazer com que o Censo dê certo, e seja finalizado com sucesso”, ressalta.

Reunião com censitários

Além dos encontros com órgãos parceiros em São Gabriel da Cachoeira, durante a semana, na sexta-feira (25), Cláudio ainda se reuniu, no auditório da UE Amazonas, com servidores envolvidos no Censo, incluindo Chefe da unidade, coordenadores, analistas, CCS, ACO etc., e, na ocasião, ouviu sugestões dos servidores e também tirou dúvidas que surgiram, nesse processo de preparação para o Censo.

Após a reunião, Cláudio disse que “a equipe toda está motivada, desde o Chefe da Unidade, até o Coordenador Operacional, ao ACS, enfim, todos estão envolvidos em fazer um Censo com êxito, com as informações que precisamos”.

O Coordenador ressaltou ainda que é a colaboração de cada um que fará a diferença no Censo. Após a reunião, ele destacou que “foi superinteressante. As pessoas têm boas ideias, estão colaborando e estão realmente envolvidas com o Censo. É uma operação gigantesca, mas é como o Chefe da UE, o Ilcleson, disse, e é bem pertinente, se eu fizer o meu pedacinho bem feito, eu consigo montar esse quebra-cabeça todo, e a operação toda vai funcionar”, conclui.

Mais notícias deste Estado