Presidente do IBGE conclui no Ceará mais uma etapa de sua ‘maratona’ pelo Brasil

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

11/03/2022 13h16 | Atualizado em 11/03/2022 14h28

Na última sexta-feira (25), o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, finalizou mais um ciclo de viagens pelo país em preparação para o Censo Demográfico 2022. Esta é a segunda vez que ele visita o Nordeste, onde já percorreu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, e agora retornou para conhecer mais dois estados: Piauí e Ceará. Seu objetivo com essa jornada é tanto promover o Censo 2022, como também conhecer melhor a realidade e os desafios das Agências e UEs.

Última etapa deste novo circuito, o Ceará foi visitado pelo presidente durante os dias 23, 24 e 25 de fevereiro, com paradas nas Agências de Tianguá, Sobral, Itapajé e Itapipoca, respectivamente, e finalizando na sede da Unidade Estadual (UE) na capital Fortaleza. O chefe da UE/CE, Francisco Lopes, esteve ao lado do presidente Eduardo Rios em sua caravana pelo estado, demostrando entusiasmo com a iniciativa: “Essa visita é importante para nós, porque é mais uma motivação para continuarmos mostrando à sociedade que estamos efetuando nossa missão”.

Muita emoção no ‘tour’ pelas Agências cearenses

Com agenda cheia, o presidente cumpriu atividades em quatro Agências no Ceará. Em Tianguá, foram realizadas duas reuniões na manhã da quarta-feira (23): a primeira com a equipe da Agência, e outra logo depois com o Conselho Diretor. Eduardo Rios foi recebido com muita emoção pelos servidores, como o chefe da Agência, Manoel Frota, que, com lágrimas nos olhos e a voz embargada, afirmou ser aquela a primeira vez, em seus quase 40 anos de IBGE, que um presidente visitava sua Agência.

da Agência de Tianguá-CE, Manoel Frota (o segundo, da esquerda para a
direita), emocionado ao receber o presidente do IBGE.

Na tarde deste mesmo dia, o presidente já estava em Sobral, onde, após o almoço, esteve em reunião com os servidores da Agência do IBGE na cidade. Ao final, abriu espaço em sua agenda para conceder entrevista à rádio Voz FM, da cidade. “Nós faremos o melhor Censo da história do IBGE”, anunciou aos ouvintes da emissora. 


Presidente Eduardo Rios concede entrevista para emissora de rádio Voz FM, de
Sobral-CE.

 


Presidente do IBGE com servidores da Agência de Sobral-CE.

Antes que encerrasse a quarta-feira, o presidente Eduardo Rios ainda deslocou-se até Itapajé para uma última reunião com a equipe da Agência do município. Concluídas as reuniões do dia, o pernoite foi em Itapipoca. E, nesta mesma cidade, seria realizada no dia seguinte (24) mais uma reunião na Agência local do Instituto.

 


Visita do presidente Eduardo Rios à Agência do IBGE em Itapajé-CE.

 


Agência do IBGE em Itapipoca-CE recebe visita do presidente do IBGE.

No seu giro pelas Agências do estado, o presidente demonstrou estar positivamente surpreso: “Me chamou muito a atenção em todas as visitas que fiz, além da organização, a motivação das Agências”. O chefe da UE/CE, Francisco Lopes, destacou a importância das visitas realizadas: “A Agência é fundamental, só existe coleta de dados por causa das Agências. E pela primeira vez um presidente do IBGE vai às Agências”.

Na sede da UE/CE, uma injeção de ânimo para o Censo 2022

Ainda na quinta-feira (24), o presidente do IBGE seguiu para a última parada do seu itinerário pelo Ceará: a capital do estado, Fortaleza, onde fica localizada a sede da UE. Ali permaneceu até o dia seguinte, tendo sido promovidas mais duas reuniões. 

A primeira ocorreu na tarde do dia 24, com Coordenadores Estaduais do Censo, Coordenadores de Área, Coordenadores Censitários de Subárea (CCS) e Analistas Censitários (AC). Ao apresentar o grupo ao presidente, o chefe da UE/CE demonstrou bastante orgulho e confiança: “Presidente, a equipe que aqui está é a mesma que foi a campo fazer o pré-teste do Censo. Todos também trabalharam na PNAD-Covid. Aqui está o melhor time que já tivemos, pronto para 2022”. 

Na ocasião, o presidente Eduardo Rios comentou os desafios da coleta diante da pandemia e as novidades desta edição do Censo, como a realização do pré-teste, a captura de coordenadas dos municípios e a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE). O presidente também trouxe notícias animadoras para os servidores, como a possibilidade de prorrogação dos contratos dos temporários e de realização de concurso para efetivos. 

 


Equipe do Censo 2022 na sede da UE/CE faz recepção calorosa para o
presidente do IBGE.

Ao final da reunião, ele foi presenteado com um coral organizado pela equipe do Censo. A paródia entoada, cuja letra ressalta a importância de a população receber o recenseador, foi composta pela servidora Gisela Colares, Coordenadora estadual da PPE. O presidente do IBGE disse estar “muito impressionado” diante da recepção calorosa e da disposição da equipe. “Recebi um documento do Francisco Lopes (chefe da UE/CE) mostrando que, se o Censo fosse amanhã, o pessoal estaria pronto para iniciar. Esta também foi a visita em que vi o maior grupo de censitários em uma só reunião.”

Boas notícias também para o quadro permanente

 


Servidores efetivos da sede da UE/CE em reunião com o presidente do IBGE.

Na sexta-feira (25), o último encontro da intensa jornada: agora com os servidores do quadro permanente da sede da UE/CE. Na oportunidade, o presidente mencionou as boas notícias abordadas na reunião do dia anterior, tratou de temas específicos para os servidores efetivos, e ouviu suas dúvidas e reivindicações. Ele assegurou a todos que tem não apenas a intenção, mas também a iniciativa de solucionar as questões problemáticas. O chefe da UE/CE, que já está no Instituto há quase 40 anos, confirmou: “Dos presidentes que já vi passar, este é o que mais vejo andar em Brasília, fazendo negociações no Congresso Nacional em prol do IBGE”.

Francisco Lopes aproveitou a reunião para relatar ao presidente a história do IBGE no Ceará e destacar a relevância do trabalho desenvolvido pela Unidade Estadual, como o pioneirismo nas Geociências e a atuante Supervisão de Agropecuária. “Temos desafios? Muitos. Mas não conseguimos trabalhar sem desafios”, disse. O presidente elogiou o trabalho de Lopes à frente da UE/CE: “Ele está na casa há muito tempo, é experiente, competente. Nos tornamos amigos nesta viagem. A UE/CE está em ótimas mãos”.

 


Presidente do IBGE Eduardo Rios e chefe da UE/CE Francisco Lopes.

Finalizado o percurso pelo Ceará e segundo giro pelo Nordeste, o presidente Eduardo Rios afirmou que retornava para casa com a sensação de dever cumprido: “Eu saio muito tranquilo daqui, de que nós vamos ter um excelente Censo no Ceará”.

Mais notícias deste Estado