Censo 2022: UE Pará firma parceria com Sindicato dos Condomínios

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

25/02/2022 10h09 | Atualizado em 25/02/2022 10h11

Em reunião realizada na manhã de terça-feira, 22, representantes da UE Pará receberam a garantia de apoio, por parte do SINDCON/SECOVI/PA, no planejamento e realização da coleta do Censo 2022. A entidade sindical reúne cerca de 1.400 associados, entre síndicos e empresas que administram condomínios, em toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).

O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Pará, Rony Helder Cordeiro, e o Coordenador Técnico Estadual do Censo 2022, Luiz Cláudio Martins, foram recebidos pelo presidente do SINDCON/SECOVI/PA, José Nazareno Lima, e pela assessora jurídica do sindicato, Luíza Leão, na sede do sindicato, em Belém (PA). Lima garantiu ao IBGE a publicação de informações sobre o Censo 2022 em seus informes mensais, enviados por mala direta à sua rede de associados. Garantiu ainda a participação de representante do IBGE em algum dos eventos de atualização profissional que o sindicato promove, a cada dois meses.

De acordo com Cordeiro, o encontro representou a retomada das negociações por apoio para o Censo, iniciadas em 2020. “Assim como no primeiro encontro, em 2020, nossa equipe foi muito bem recebida. Todo apoio possível nos foi garantido. A divulgação sobre a importância do Censo, junto aos profissionais e empresas que administram os condomínios, meses antes da coleta, é uma ação estratégica importantíssima no planejamento da coleta de 2022. Acreditamos que, com esse apoio, conseguiremos facilitar em muito o trabalho dos nossos recenseadores junto a esse público”, concluiu o chefe da UE.

O coordenador técnico estadual do Censo 2022, Luiz Cláudio Martins, também saiu satisfeito do encontro. “Em se tratando da coleta, um dos nossos maiores desafios é o acesso aos residentes em condomínios. Por questões de segurança, há sempre certa dificuldade em acessar esses espaços e conseguir conversar com os moradores. Mas com o apoio do sindicato, certamente essas dificuldades serão transpostas”, aposta Martins.

Além do apoio na divulgação via mala direta e nos eventos de atualização profissional, Lima também prometeu disponibilizar contatos com representantes de empresas administradoras de condomínios, para agendamento de uma reunião com a coordenação estadual da operação censitária.

Sindcon

Desde 1990, o Sindcon atua como órgão de representação da classe patronal do setor de administração de condomínios. Em março de 2015, o sindicato alterou a sua razão social passando a ser definido Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação, Avaliação e Administração de Imóveis Próprios ou de Terceiros, das Incorporadoras de Imóveis, Loteadoras, das Empresas administradoras de Imóveis, Flat’s, Condoteis, Shopping Centers e dos Edifícios e Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos no Estado do Pará e nome fantasia: Sindcon/Secovi/PA - Sindicato da Habitação. Com a alteração nominal houve também a ampliação da base de categorias econômicas representadas pelo sindicato com base territorial em todo o Estado do Pará.

Mais notícias deste Estado