Na contagem regressiva para o Censo, Presidente Eduardo Rios Neto visita agências em São Paulo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

22/02/2022 18h06 | Atualizado em 22/02/2022 18h13

Terminou na última sexta-feira, 18, a visita do Presidente do IBGE, Sr. Eduardo Rios Neto, às agências de São Paulo. Durante os três dias em que esteve em solo paulista, ele visitou agências na capital, região metropolitana e interior.


Eduardo Rios Neto conversa com servidores em São Paulo. Crédito: Mariana Peccicacco

Neste último dia ele se reuniu com Coordenadores no auditório da UE da capital, ocasião em que contou um pouco da sua história e pode conversar mais de perto com os servidores. “O IBGE faz parte da minha história desde o mestrado e a maior honra da minha vida é hoje ser presidente da entidade”. Ressaltou ainda a importância da equipe, afirmando que “todos são ibgeanos, independente se efetivos ou temporários”.

Nesta mesma linha se pronunciou o chefe da UE/SP Francisco Garrido Barcia, que prometeu cumprir a missão de entregar o melhor Censo Demográfico do estado de São Paulo. “Todos os servidores estão envolvidos com o Censo, independente se possuem o nome na função ou não”.


O presidente do IBGE Eduardo Rios Neto com o chefe da UE/SP Francisco Garrido Barcia.
Crédito: Mariana Peccicacco

Ao final, os servidores puderam fazer perguntas, quando foram esclarecidos assuntos como INSS de servidores e a necessidade da contratação de novos efetivos e temporários.

A viagem se encerrou com a visita ao data center, acompanhado de Wlamir Almeida Pinheiro e Miguel Penteado, responsáveis pelo setor, com uma rápida passagem em todos os andares da unidade.


Da esquerda para a direita: Francisco Barcia, Wlamir Pinheiro, Eduardo Rios Neto e Miguel
Penteado. Crédito: Mariana Peccicacco


Presidente se reúne com servidores de São Paulo. Crédito: Mariana Peccicacco

Agências da grande SP

A agenda de visitas começou no dia 16, quarta-feira, com a agência de Osasco, onde conversou com chefia e efetivos, coordenador da área do Censo, CCS, SOC e coordenador regional. Dentre os pontos abordados, destacou a importância das agências para o IBGE, ressaltando que “o dia em que acabarem as agências, o IBGE deixará de existir”. Também falou um pouco sobre sua trajetória dentro da entidade, desde sua formação até assumir a presidência, bem como alguns projetos de melhora para a instituição.


Servidores da agência de Osasco. Crédito: Ricardo Tadashi Makino

Sobre o Censo, após ouvir o pessoal da agência, falou sobre os desafios que serão encontrados nestas próximas etapas, enfatizando a importância da pesquisa e incentivando a todos que façam o melhor trabalho possível, em especial os CCS, que possuem grande responsabilidade na condução do trabalho dos recenseadores.

O Sr. Francisco Garrido Barcia, que acompanhou a visita, também reforçou as adversidades que os recenseadores poderão encontrar na região, que abrange as cidades de Osasco e Carapicuíba.


Crédito: José Lucas da Silva Bergamasco

A visita foi bastante produtiva, deixando os servidores animados, como destacou Edicleia Alves, chefe da agência: “em 35 anos de casa nunca tinha ouvido falar que um presidente visitou alguma agência aqui de São Paulo”.

Após deixar a agência de Osasco, Neto seguiu para as agências Sul I e Sul III, localizadas no mesmo prédio, no bairro do Socorro, na capital paulista, onde se reuniu com as equipes de ambas. O evento durou cerca de 3h e contou com a participação dos servidores efetivos e Coordenadores Censitário Subárea (CCS), além de Agentes de Pesquisa e Mapeamento.


Servidores da agência Sul I. Crédito: João Marcos de Oliveira Silva

Ali também falou sobre sua carreira, abordou as principais dificuldades enfrentadas pela direção para a manutenção do contrato dos CCS no início da pandemia, além de enaltecer o sucesso da PNAD Covid, pesquisa pioneira que contou com o protagonismo dos CCS na linha de frente da coleta, ressaltando a grande responsabilidade que terão na execução do Censo Demográfico.


Servidores da agência Sul III. Crédito: Michelle Cristiane Yoshida da Silva

Também falou sobre o CNEFE, enfatizando a importância do georreferenciamento na coleta dos questionários, exemplificando a possibilidade de utilização desses dados no resgate de pessoas vítimas de desastres ambientais. Concluiu abordando a discussão sobre a tecnicidade dos cargos de nível médio no IBGE, dizendo que concorda com a defesa feita pelo sindicato.

Agências do interior

Em São José dos Campos, após falar sobre sua carreira como servidor público, ressaltou os desafios enfrentados ao longo dos anos, especialmente quanto aos adiamentos e ao orçamento do Censo e da incorporação do big data no dia a dia da entidade. Abordou temas como os esforços da direção em relação a concursos públicos, prorrogação de contratos temporários e reajustes de diárias e gratificações. O desafio da realização do Censo durante o período eleitoral também fez parte da pauta.


Servidores da agência de São José dos Campos. Crédito: Alexsandro do Amaral Farias

Em sua fala final, Neto ressaltou a importância da atuação dos servidores para a consecução da missão institucional.

Já em Taubaté, ele foi surpreendido com a visita da boneca Emília, do Sítio do Pica Pau Amarelo, personagem muito conhecida da literatura infantil de Monteiro Lobato.


O presidente Eduardo Rios Neto com a boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo.
Crédito: Amanda Campos Bueno de Almeida Maduro

Durante a reunião, abordou temas como o uso do big data pelo IBGE e os desafios de sua implantação face a cultura organizacional da entidade, os esforços que estão sendo feitos para a realização de novos concursos e a prorrogação dos contratos temporários e reajustes de diárias e gratificações, além do desafio de se realizar um censo cujo período de coleta se dará durante o período eleitoral.


Servidores da agência de Taubaté. Crédito: Amanda Campos Bueno de Almeida Maduro

Também ressaltou o papel fundamental dos SCOs e da importância das agências para o IBGE com a coordenação de área e chefia, peças fundamentais para o bom andamento dos trabalhos em paralelo à operação censitária.

O presidente tem visitado agências pelo Brasil todo, ouvindo as equipes e promovendo a aproximação entre a direção do IBGE e a rede de coleta, com especial foco nas atividades censitárias.

 

Mais notícias deste Estado