Mosqueiro (PA): teste para o Censo 2022 tem mais da metade da coleta concluída

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

23/11/2021 15h24 | Atualizado em 06/12/2021 17h32

A coleta domiciliar do Teste de Homologação para o Censo 2022, em Mosqueiro (PA), já está concluída em mais da metade dos setores delimitados no bairro Vila, onde o trabalho vem sendo realizado, desde o início desse mês. O balanço parcial do teste foi informado na última sexta-feira, 19, pela coordenação técnica estadual do Censo 2022. Até aquela data, mais de 2 mil unidades haviam sido visitadas pelos agentes do IBGE em campo.

A 70Km do centro de Belém, Mosqueiro é um distrito administrativo da capital localizado em uma ilha fluvial, na costa oriental da baía do Marajó. Luiz Cláudio Martins, à frente da Coordenação Técnica Estadual do Censo 2022, destacou que a coleta vem transcorrendo sem incidentes e dentro do prazo esperado. “Dos sete setores que demarcamos antes de entrar em campo, o quarto está sendo finalizado hoje”, informou, na sexta-feira, 19. “Até o momento, temos 2.053 unidades visitadas, incluindo domicílios, pontos comerciais, estabelecimentos religiosos, de saúde, entre outras classificações”, concluiu.

Receptividade


O SDI entrevistou vários agentes do IBGE que estão atuando como recenseadores durante o teste de Mosqueiro para saber como tem sido a receptividade dos moradores da Vila em relação ao trabalho do IBGE. “Até superou minhas expectativas”, descreveu Miqueias Dias, que foi surpreendido pelo pedido de uma informante para fazer uma “self”. “Na primeira vez em que fui a esse domicílio, não havia ninguém. No dia seguinte, de volta à mesma rua, a moradora me chamou. Ela já veio dizendo que lamentava por não estar em casa no dia anterior e me convidou a entrar. Após a entrevista, eu agradeci e já ia saindo quando ela me pediu para tirar uma ‘self’ para postar nas redes sociais porque, segundo ela, era a primeira vez que recebia alguém do IBGE em seu domicílio”, contou Miqueias.

Fernanda Garcia, que também atua como recenseadora em Mosqueiro, confessou certo receio, antes da operação. “No treinamento, eu ficava imaginando como seria, pensava que fossem nos tratar mal ou não querer nos atender... Mas, depois que começou, vi que a população realmente já sabia que estávamos em campo e muita gente parecia até já entender, mais ou menos, o que pretendíamos fazer. Até o momento, não tenho do que me queixar. Até lanche já me ofereceram”, conta Fernanda, entre risos.

Lenize Evangelista, outra agente do IBGE em campo em Mosqueiro, concorda com os colegas. Sobre a existência de moradores que apresentaram comportamento desagradável frente aos recenseadores, Lenize respondeu que “Até existem, mas são raros”. As poucas situações desse tipo, segundo ela, não têm se dado de forma ofensiva ou agressiva à equipe em campo. “Geralmente, é mais porque a gente chega numa hora em que a pessoa realmente não tem como nos atender. Mas eles falam para voltarmos em ‘tal’ horário etc. Na maioria das casas, somos muito bem recebidos. As pessoas querem conversar com a gente, querem saber mais sobre o trabalho. Enfim... está sendo tranquilo”.

 

Observador

Durante a semana passada, a UE Pará recebeu a visita de Luciano Tavares Duarte, responsável pela Gerência Técnica do Censo 2022, que atuou como observador em Mosqueiro. “Hoje (sexta, 19), é meu último dia em Mosqueiro. Minha função, como observador, foi estar atento a pontos dos nossos processos que precisaremos melhorar até a operação censitária de 2022. Aqui, em Mosqueiro, a experiência foi muito rica. Passei quase uma semana, acompanhando tudo de perto, vendo o funcionamento dos sistemas, indo a campo com os recenseadores etc. Identificamos, por exemplo, alguns ‘bugs’ na parte de sistemas que já encaminhamos para a área de T.I.”, relatou.

O chefe da UE Pará, Rony Helder Cordeiro, avalia que, de acordo com o andamento do teste em Mosqueiro, a coleta estará encerrada ainda esta semana. Depois de concluída a coleta, , será iniciado o trabalho da equipe de supervisão, que deve durar até a próxima sexta-feira, dia 26.

Mais notícias deste Estado