UE/MA - Servidores relatam suas experiências sobre o Teste do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

18/11/2021 15h24 | Atualizado em 28/11/2021 22h23

Completando 15 dias do início do Teste de Homologação do Censo Demográfico 2022 em Bacabal, o total de unidades visitadas já passa de 2 mil, cerca de 86% das 3.439 unidades previstas em 10 setores censitários da zona urbana do município, situado a cerca de 240 km da capital São Luís.

 

Neste período de intenso trabalho, os servidores relataram a importância da realização do teste, os aprendizados e dificuldades encontradas durante a operação. O coordenador técnico, Gustavo de Mello Pereira, ressaltou a importância e necessidade da experiência. "Está sendo riquíssimo em todos os sentidos, estamos conseguindo testar muito bem todos os equipamentos, e corrigindo aqueles que têm apresentado falhas".

 

 

A prática também foi enaltecida pelo Coordenador Censitário de Subárea (CCS), Eleiton de Oliveira Júnior, que está participando da coleta nas unidades. "Como estou atuando como recenseador no teste, estou tendo uma ideia das dificuldades que vão acontecer, e com certeza vai melhorar a forma como eu irei passar o treinamento para esses recenseadores e supervisores."

 

 

Superando desafios

Uma das dificuldades mais recorrentes constatados no Teste de Homologação do Censo Demográfico 2022 diz respeito aos equipamentos. "Alguns problemas de DMCs e tablets estão sendo relatados, e em alguns casos já até foram encaminhados para o Rio de Janeiro para correção", observou o Coordenador Técnico, que também identificou a questão como um dos pontos essenciais do teste. "São problemas que não podem acontecer de forma alguma durante o Censo, e só é possível detectá-los quando a gente testa e vai a campo como estamos indo agora."

O CCS Eleilton corrobora essa situação: "O maior problema que estamos tendo até agora talvez seja mesmo com os equipamentos, como o superaquecimento, deixando o aplicativo lento, e em alguns casos chegando a fechar e obrigando o recenseador a reiniciar o questionário", e acrescentou: "Nós, coordenadores, temos que estar preparados para situações adversas que virão, e essa experiência vai nos dar uma segurança maior para contornarmos os problemas".

 

Eleilton também destacou o que para ele está sendo uma das maiores contribuições da operação. A troca de experiências. "Dá um frio na barriga atuar em um cargo que terá que liderar várias pessoas com ideias, pensamentos e personalidades diferentes em uma atividade de alta complexidade, que é o Censo Demográfico, e essa convivência no dia a dia com colegas, com ideias diferentes, vai facilitar na hora de lidar com os recenseadores, pois cada um terá as suas particularidades".

O Teste vem cumprindo suas finalidades, sendo de grande relevância para aprimorar os trabalhos preparativos para o Censo Demográfico 2022.

Mais notícias deste Estado