Presidente do IBGE acompanha Teste do Censo em Minas Gerais

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

17/11/2021 15h24 | Atualizado em 28/11/2021 22h15

O bairro Minas Brasil, na região noroeste de Belo Horizonte, está com um movimento diferente desde o início do mês de novembro. O local foi o escolhido para o Teste do Censo 2022 em Minas Gerais. No dia 04, em uma tenda montada na Praça Capela Nova, vários servidores da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais se reuniram para o lançamento do teste inédito e que ocorre em todo país.

Uma semana após o início da coleta, nesta sexta-feira e sábado (12 e 13 de novembro), o presidente do IBGE, o mineiro Eduardo Rios Neto, o diretor de pesquisas, Cimar Azeredo, e o diretor de geociências, Cláudio Stenner, vieram até Belo Horizonte para acompanhar os trabalhos do Teste do Censo 2022 em Minas Gerais. Na ocasião, o presidente teve a oportunidade de conhecer o local onde o teste é realizado na capital mineira, como também de acompanhar as visitas dos recenseadores e conversar com moradores.

Diversos veículos de comunicação aproveitaram a oportunidade para produzir reportagens que enfatizam a relevância do Censo Demográfico, (e dos testes, para que tudo esteja pronto para a operação censitária), os procedimentos e equipamentos em teste e a recepção do trabalho pelos moradores.

O presidente, em entrevista à Rádio Itatiaia, falou sobre a importância da realização do Teste do Censo, que ocorre pela primeira vez em todo país. “Eu gosto de falar a minha analogia com o modelo Nasa: você não manda uma tripulação para o espaço sem simular mil vezes até ter certeza que está tudo certo. Este é o espírito do IBGE. O teste cumpre essa função de torcer para dar alguma coisa errada, pra gente consertar antes do dia 01 de junho, que é quando o Censo vai a campo”, enfatizou o presidente do IBGE.

Em Minas Gerais, são nove recenseadores percorrendo nove setores censitários no bairro escolhido para o teste. Ao todo, serão visitados 1.700 domicílios com cerca de 4.600 pessoas. Para facilitar a abordagem aos domicílios, as reportagens realizadas em Belo Horizonte esclareceram quais são os itens de segurança, tanto do ponto de vista sanitário quanto para que os moradores tenham segurança na identificação dos recenseadores. Com os representantes do IBGE devidamente uniformizados e utilizando equipamentos de proteção contra a Covid-19, as entrevistas já começaram a ser realizadas com os moradores do bairro.

A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais, Maria Antônia Esteves, falou, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, da preparação do IBGE para a realização do Censo Demográfico. "Muitos países fizeram o Censo em plena pandemia e nós não fizemos por questão de proteção ao morador, já que o morador é a peça mais importante. O IBGE se estruturou para fazer o censo com ou sem pandemia. Estamos preparados para realizá-lo de qualquer forma", afirmou Maria Antônia.

Presente no evento de lançamento do teste em Minas Gerais, a diretora-adjunta de Geociências, Miriam Barbuda, destacou a importância da realização de um teste simultâneo, realizado pela primeira vez em todas as unidades da federação, para o sucesso da operação censitária do próximo ano. Ela reiterou, ainda, que os dados do Censo são muito aguardados por inúmeros setores da sociedade brasileira e que serão utilizados para nortear ações governamentais ao longo de toda a próxima década. "Nós já estamos defasados, porque o ideal seria termos feito uma contagem no meio da década, em 2015. Mas também não foi possível por questões de recursos orçamentários. A quantidade de população é importante para políticas públicas", avaliou a diretora-adjunta.

Mais notícias deste Estado