Início do teste do Censo em Jardim Olinda foi um sucesso

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

17/11/2021 15h24 | Atualizado em 28/11/2021 22h07

Com apenas 1.309 habitantes, segundo a estimativa do IBGE, Jardim Olinda é o município menos populoso do Paraná. Fica a 550 km de Curitiba e 88 km de Paranavaí, no Noroeste Paranaense e às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o estado de São Paulo. Esse foi o município escolhido para o teste do Censo Demográfico 2022 no estado, que foi lançado no último dia 4 de novembro na Câmara Municipal, com a presença da prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Souza Morais, do presidente da Câmara, Nelson Rodrigues Gomes, do presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, do chefe da UE/PR, Sinval Dias dos Santos, e dos coordenadores do Censo no Paraná, Elias Guilherme Ricardo (coordenador operacional), Flávio Roberto Schuler de Oliveira (coordenador técnico) e Erlete Luiza Schecheli (coordenadora de treinamento). Um carro de som e duas faixas do IBGE, instaladas no centro da cidade, anunciaram os trabalhos, convidando a população a participar e a receber os recenseadores.

Prefeita de Jardim Olinda, Lucimar Dias (em pé) falando ao presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto no evento de laçamento do teste (IBGE/PR).

A visita do presidente do IBGE a Jardim Olinda fez parte do lançamento nacional do teste, divulgado amplamente na mídia. Ainda no município paranaense, Rios Neto falou com a imprensa e reafirmou que o objetivo é colocar “o bloco [do Censo] na rua”, bem como testar todos os procedimentos (inclusive sanitários) e equipamentos, de forma a corrigir qualquer problema antes do dia 1º de junho de 2022, quando o Censo Demográfico 2022 começa em todo o Brasil.

Para executar o teste, a equipe colocada em campo é composta por ibgeanos das agências de Colorado e Paranavaí: Guilherme Ernesto Tonin, de Colorado, como coordenador de área; Diogo Tuler Forlani, de Paranavaí, como agente censitário municipal (ACM), Fernando da Silva Freitas, de Colorado, como Agente Censitário Supervisor (ACS), e como recenseadores Natália Lopes Lazaretti (Colorado), Denner Zavan Assaf (Paranavaí) e Laiana Mendes da Silva (Paranavaí). Eles visitarão os cerca de 520 domicílios jardinolindenses, distribuídos em cinco setores censitários. Atualizar o número de domicílios é, inclusive, a primeira etapa do teste. O número de 520 domicílios vem do Censo de 2010 e será atualizado na pesquisa de entorno, que também observa características locais como asfalto, iluminação pública, esgoto, arborização, calçadas e a presença de rampas para cadeirantes. Ao todo, a expectativa é que o teste em Jardim Olinda seja concluído até o final de novembro.

Recenseadores em ação em Jardim Olinda (IBGE/PR)

A prefeitura de Nova Olinda apoia o teste e cedeu uma sala na biblioteca local para servir como posto de coleta, onde os recenseadores se encontram com seus supervisores, planejam o trabalho do dia e descarregam os dados coletados, caso haja dificuldades com a internet móvel nos DMCs (dispositivos móveis de coleta).

Antes do lançamento do teste, o presidente do IBGE passou alguns dias no Paraná, onde conheceu as agências do instituto em Umuarama, Cianorte, Maringá, Colorado, Apucarana, Arapongas e Londrina. Em todas as visitas, além de observar a infraestrutura e rotina de trabalhos locais, Rios Neto, acompanhado do chefe da UE/PR, Sinval Dias dos Santos, teve a oportunidade de falar com os servidores e lhes apresentar o plano de trabalho do IBGE para 2021 e 2022. Além disso, Rios Neto ressaltou a importância de cada um dos servidores para a realização do Censo Demográfico 2022, convidando todos a contribuir e a se engajar na pesquisa, fundamental para o Brasil se conhecer melhor.

Mais notícias deste Estado