Teste do Censo em MS tem cerimônia de lançamento na câmara municipal de Campo Grande e ampla divulgação pela imprensa local

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h50

O teste do Censo Demográfico em Mato Grosso do Sul, iniciado em 04 de novembro, teve como local escolhido o bairro Oliveira, situado na capital Campo Grande. Para o lançamento desta operação, a UE/MS realizou um evento em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, que contou com a presença de autoridades de diversas entidades, entre elas, Governo do estado de MS, Prefeitura municipal de Campo Grande, Secretarias de Educação do estado e do município, Secretaras de planejamento urbanístico, Coordenadores de comunidades quilombolas e indígenas, presidente do bairro Oliveira, entre outros. Estiveram no evento também os coordenadores de Censo do MS.

A cerimônia de lançamento teve início às 14 horas, no auditório da câmara municipal. À mesa estiveram:

  • Secretário de Governo de Estado, Flávio César (representando o Governador do Estado);
  • Diretora-presidente da secretaria de planejamento urbanístico de Campo Grande, Berenice Maria Jacob Domingues (representando o Prefeito);
  • Vereador Ronilço Guerreiro;
  • Vereador Júnior Coringa;
  • Vereadora Camila Jara;
  • Mário Alexandre de Pinna Frazeto (Chefe da UE/MS) e
  • Victor Reis (assistente da diretoria de pesquisas do IBGE)

O evento foi iniciado pelo discurso do Secretário de Governo, Flávio César, que ressaltou a importância da pesquisa para o Brasil e para o estado, destacando o apoio do governo estadual para a realização do Censo. Em seguida, a secretária municipal de planejamento urbano, Berenice, enfatizou a necessidade de informações estatísticas para os órgãos de planejamento dos municípios.

Na sequência, o vereador proponente do evento, Ronilço Guerreiro, colocou a câmara municipal à disposição do IBGE para a divulgação do Censo. “O Censo é de extrema importância não só para os municípios, mas para todo País, pois precisamos conhecer mais sobre a situação da cidade em todos os aspectos. Trazer esse evento teste para Casa de Leis é muito importante, pois aqui estão os representantes da população e tenho certeza que teremos uma excelente discussão sobre o trabalho a ser realizado”, comentou o vereador.

O chefe da Unidade Estadual, Mário Alexandre, destacou a importância do Censo para toda a sociedade e pontuou o teste como uma etapa fundamental de preparação dos trabalhos.

Victor Reis, realizou uma apresentação, explicando as etapas do Censo Demográfico, os objetivos do teste do Censo e a experiência do teste nacional em Paquetá.

Antes da cerimônia de lançamento, no período da manhã do dia 04, as equipes do Censo foram acompanhadas pela imprensa local, incluindo emissoras de TV, jornais impressos, sites de notícia e rádios, que repercutiram as informações em grande escala. As coordenadoras de área Sylvia Assad de Oliveira e Lorenna Novaes Santana foram entrevistadas para falar sobre a operação de teste.

No dia seguinte, o chefe da UE/MS, Mário Alexandre, foi entrevistado ao vivo pelo Bom dia MS, da TV Morena (afiliada da Rede Globo). Mário enfatizou que a pesquisa traz diversos benefícios para o Brasil. “As informações serão utilizadas pelo poder público para, dentre outras funções, orientar a aplicação de recursos para o benefício da população.” Na reportagem, com a ajuda do APM Guilherme Gomes, também se demonstrou como se percorre o setor e como deve ser a abordagem dos pesquisadores do teste.

Mais notícias deste Estado