Em Santa Catarina, a pequena Tigrinhos recebe o teste do Censo

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h47

Em Santa Catarina, o teste para o Censo Demográfico está ocorrendo no Oeste, no pequeno município agrícola de Tigrinhos, muito mais próximo da fronteira com a Argentina (cerca de 1h30 de carro) do que de Florianópolis (pouco mais de 9h).

O começo do teste, no último dia 4, se deu em uma manhã de 30ºC ensolarada, com cerimônia na Câmara de vereadores seguida do início da coleta, que em Tigrinhos está sendo realizada por seis recenseadores.

A população estimada de Tigrinhos para 2021 é de 1.606 habitantes. A ampla maioria dos municípios de menores populações, no estado, fica na mesorregião Oeste Catarinense, que reúne 118 dos 295 municípios de Santa Catarina.

A cobertura da mídia resultou, até o momento, em mais de 20 matérias, diversas delas feitas pelas principais emissoras no estado e por sites e rádios de maior alcance no Oeste.

Compareceram à cerimônia as principais autoridades locais, além de representantes do governador e da vice-governadora de Santa Catarina. Pelo IBGE, compareceram o chefe da Unidade Estadual, Roberto Kern Gomes; o coordenador operacional do Censo no estado, Fabiano Rodolfo; o coordenador de área de Palmitos, Alessandro Neumann; a chefe da agência de Palmitos, Adriana Bandeira Seibert; a coordenadora de área de Chapecó, Cristiane Lazzarin; a chefe da agência de Chapecó, Fernanda do Nascimento Bezerra Bonfani; o analista censitário Thiago Momm; e os ibgeanos que atuarão como recenseadores no teste em Tigrinhos.

O primeiro dia de recenseamento, com a aplicação dos questionários básico e da amostra em setores urbanos e rurais, foi realizado e acompanhado por toda a equipe do IBGE que viajou até o município.

O chefe da UE/SC ressalta que, além da verificação dos equipamentos e sistemas, o teste é fundamental para verificar os protocolos de saúde e a recepção da população aos recenseadores. “Deu para perceber que, mesmo que a gente esteja distante da realização do Censo, a receptividade da população de Tigrinhos foi muito boa”, avaliou. “Além disso, foi um teste importante de retorno às atividades presenciais, foi o primeiro grande teste nacional com atividades de campo”, conclui.

Mais notícias deste Estado