“Ambiente de entusiasmo”: evento marca início do Teste do Censo na PB

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h39

Com o apoio das autoridades locais, a Unidade Estadual do IBGE na Paraíba lançou o Teste do Censo Demográfico 2022 no estado, na quinta-feira (4). O evento de abertura, que contou com a presença da mídia local, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Capim, localidade escolhida para a operação.

Mesa de abertura contou com representantes do IBGE, da Prefeitura e do Poder Legislativo

Logo no início, o chefe da UE/PB, Roberto Salgado Beato, fez questão de destacar a importância da operação, não apenas para o IBGE, mas para os gestores e toda a população. “É uma primeira mobilização que a gente faz. É mostrar que o IBGE já está em campo e que, em 2022, vamos fazer uma pesquisa que foi testada e passou por diversos processos de qualidade”, afirmou.

A explanação sobre como o levantamento teste foi idealizado ficou por conta da Diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, que marcou presença no evento. Ao se dirigir aos observadores e agentes da pesquisa, Maria Lúcia Vieira desejou um bom trabalho e ressaltou que todos devem estar atentos ao andamento da operação – inclusive, anotando aquilo que pode ser aperfeiçoado.   

“A gente entende que um Censo bem feito é um Censo que é testado, testado e testado. Porque sempre tem o que ajustar, o que melhorar. Além disso, o teste serve para criar esse ambiente de ‘já começamos’. O Censo já começou, as equipes do IBGE estão se mobilizando, a sociedade está vendo. A gente já observa dentro da casa um ambiente de entusiasmo”, comentou.

Coordenador do CNEFE abordou a importância do Censo para políticas públicas e estudos acadêmicos 

A influência dos resultados do Censo, ao longo dos anos que o seguem, foi sublinhada por Wolney Colgoy, coordenador do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Além disso, ele chamou atenção para o papel fundamental da operação censitária, especialmente tendo em vista o atraso de dois anos na realização da pesquisa e o cenário particular do país, em virtude dos impactos da pandemia de Covid-19.

“Já ouvi muitas vezes uma comparação do Censo com uma operação de guerra – é comum dizer isso. Do ponto de vista da abrangência, da complexidade e da necessidade de participação, isso é verdade, mas o Censo não destrói. O Censo constrói, constrói o futuro do nosso país”, assinalou.

A necessidade de atualização dos dados sobre a população dos municípios da região foi um ponto destacado pelo Prefeito de Capim, Tiago Lisboa. O gestor reconheceu a relevância do trabalho que será desenvolvido no teste e da parceria com a Prefeitura. “É um prazer que Capim tenha sido escolhida como a cidade paraibana para esse teste. O IBGE tem uma grande credibilidade em todo o Brasil e esse trabalho é muito importante para que os municípios venham a se preparar”, disse.

A mesa de abertura também foi composta pelo coordenador operacional do Censo na Paraíba, Francisco Eugênio, que fez uma apresentação sobre o passo a passo da operação no município, bem como pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Veloso. O cerimonial foi executado pelo coordenador de comunicação do Censo 2022 no estado, Jorge Alves. Após os discursos dos integrantes da mesa, foram concedidas entrevistas aos jornalistas de veículos locais de comunicação que estiveram no local. 

Evento foi acompanhado por jornalistas de veículos de comunicação da região

No plenário, estavam presentes o coordenador técnico da operação paraibana, Gilberto Cavalcante; o coordenador estadual das Repacs, Lamartine Candeia; o coordenador de área da região em que está situado o município, Felipe Fraga; o coordenador de Base Territorial do Censo na Paraíba, Fernando Lins, além dos coordenadores censitários subárea e integrantes das coordenações de informática e comunicação. 

Em decorrência dos protocolos locais de segurança sanitária, os demais servidores que compõem a estrutura censitária puderam acompanhar o evento por meio de uma transmissão por videoconferência, feita via Webex. Também foi disponibilizado o acesso à transmissão para os jornalistas que não puderam participar do evento de forma presencial.

Por parte da gestão municipal, também participaram: a secretária de controle interno, Ingrid Araújo; a secretária de saúde, Fabiana Gonçalves; e os vereadores: José Lourival, Daniel Paulino e José Adauto. Outros servidores da Prefeitura e da Câmara acompanharam o evento.

Inauguração do posto de coleta

Na ocasião, ocorreu a entrega simbólica das chaves do posto de coleta, que foi instalado em uma sala cedida pela Câmara Municipal. O coordenador de área responsável, Felipe Fraga, que recebeu as chaves das mãos do presidente da Casa, destacou a disponibilidade com que as demandas do IBGE foram atendidas pelas autoridades locais.

Entrega simbólica da chave do posto de coleta foi feita no encerramento do evento 

“O apoio está sendo fundamental. Na sala e no auditório cedidos dentro da Câmara temos toda a estrutura necessária para realizar o trabalho. Contamos ainda no dia a dia com a colaboração pessoal de servidores da Câmara e do próprio Presidente, em qualquer necessidade que surge. Além disso, Câmara e Prefeitura se dispuseram sempre a auxiliar na divulgação do Teste para a população do município", comentou.

Mais notícias deste Estado