Lançamento de Teste de Homologação em Mosqueiro (PA) teve apoio de imprensa e parceiros

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h31

A Unidade Estadual do IBGE no Pará (UE/PA) garantiu presença de parceiros relevantes e de parte da imprensa em Mosqueiro (PA), por ocasião da abertura da coleta domiciliar do Teste de Homologação para o Censo 2022, realizado naquele distrito. Os dois principais jornais do estado enviaram equipes ao local, o que gerou a publicação de matérias em mídia impressa e virtual. Já para as TVs e rádios, a Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) produziu vídeos e áudios que foram enviados às redações, estratégia que garantiu espaço em todos os veículos que receberam material produzido pela SDI, incluindo rádios e Tvs afiliadas a redes de comunicação de alcance nacional, como Globo, Band, Record, SBT e Cultura.


A 70km do centro de Belém, Mosqueiro é um distrito administrativo da capital localizado em uma ilha fluvial na costa oriental da baía do Marajó. Por possuir 17 km de praias de água doce com movimento de maré, trata-se de um dos balneários mais tradicionais do Pará. Para a realização do teste, o IBGE escolheu o bairro Vila, um dos mais antigos do distrito de Mosqueiro, que conta com aproximadamente 1.600 domicílios, em sete setores censitários.

Para tornar oficial o teste em Mosqueiro, o IBGE convidou parceiros estratégicos, como a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, além de personalidades locais, como comandantes das forças de Segurança Pública que atuam no distrito, líderes religiosos e comunitários.

À mesa do evento de lançamento do teste, ao lado do chefe da Unidade Estadual, Rony Helder Cordeiro; e da Gerente Geral de Meio Ambiente (DGC), Maria Luisa Pimenta; estiveram o professor Márcio Ponte, que é Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) que, na cerimônia, representou o Governo do Estado; e a titular da Agência Distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, que esteve representando a Prefeitura de Belém.

Durante as entrevistas concedidas à imprensa, Márcio Ponte lembrou que o IBGE é um grande aliado na produção de dados sociodemográficos que servem de base às políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, bem como na produção de pesquisas, nas mais diversas áreas, voltadas ao desenvolvimento da Amazônia. “O Governador Helder Barbalho fez questão de enviar representante a este evento. Precisamos sensibilizar nossa população para que recebam o IBGE, não só aqui durante o teste de Mosqueiro, mas, principalmente, no ano que vem, quando todos os mais de 140 municípios do nosso estado estarão recebendo os recenseadores do IBGE”, defendeu Ponte.

Já Vanessa Egla falou à imprensa da aplicação prática e da relevância dos dados do censo no cotidiano de cada município. “Todas as políticas públicas são baseadas nos dados de população que o IBGE fornece à sociedade. Temos repetido isso em todas as nossas entrevistas e reuniões sobre essa parceria com o IBGE. Precisamos fazer com que a sociedade compreenda por que é tão importante apoiar o IBGE nesse trabalho. São dados que afetam diretamente a vida de cada pessoa, em cada município”, detalhou a representante da Prefeitura de Belém.


Os dois principais jornais impressos de alcance em todo o estado, O Liberal (ligado à Rede Globo), e O Diário do Pará (ligado à Rede Brasil Amazônia – RBA, afiliada à Rede Bandeirantes de Comunicação), enviaram equipes para cobrir o evento. Nas versões impressas dos jornais, IBGE ganhou chamada na capa das edições do dia 5 de novembro, para matérias extensas em seus cadernos de política. O portal virtual G1 Pará, ligado ao jornal O Liberal, também noticiou o evento.


Quanto à imprensa televisionada, três das cinco principais emissoras do estado veicularam matérias gravadas no dia do evento ou no dia seguinte. A TV Liberal veiculou tanto no Jornal Liberal 1ª edição (JL1), que vai ao ar por volta do meio dia, quanto no JL2 (exibido ao final da tarde). A Record deu a notícia dentro do Pará Record (19h). Já o SBT preferiu a entrevista ao vivo, via webconferência, com o chefe da UE, em seu SBT Pará, que vai ao ar no início da tarde.

Para o chefe da UE Pará, “conseguimos cumprir nossa missão em fazer o teste de Mosqueiro virar notícia em todo o estado. Esse momento com a imprensa foi importante não apenas para conquistar a população para aderir ao teste, como também para já trabalharmos junto aos jornalistas do Pará a temática do Censo 2022”, reflete Cordeiro.

Ainda sobre a divulgação, Luiz Cláudio Martins, à frente da coordenação técnica do Censo no Pará, destacou a relevância do trabalho junto à imprensa para a adesão da população local ao teste. “Na comunidade, já vínhamos fazendo uma boa divulgação, com carro-som, panfletagem etc. Mas nada se compara à experiência dos moradores tomarem ciência do teste pela imprensa, seja ouvindo a notícia no rádio, seja vendo as imagens dos nossos recenseadores pelas ruas de Mosqueiro na TV ou nos jornais”, analisou.

Entre as rádios, destacaram-se a cobertura da Cultura FM, da CBN Amazônia e da Rádio Unama FM. A primeira, retransmitida por dezenas de rádios parceiras para a quase totalidade do estado, noticiou o teste de Mosqueiro na programação do dia 4, e em seu Jornal da Manhã, um dos programas de maior audiência da programação (no dia 5). Na Rádio CBN, que também conta com portal virtual de notícias, o evento do IBGE ganhou entrevista ao vivo (cerca de 10 minutos de duração), com o coordenador técnico estadual do Censo 2022, Luiz Cláudio Martins, dentro do Boletim de Notícias do dia 4. Ganhou ainda matéria em texto no portal da CBN Amazônia, na qual é possível acessar a mesma entrevista gravada. Já a rádio Unama, mantida pela universidade particular mais tradicional do estado, gerou matéria gravada que foi veiculada na programação do dia 4.
Mesmo após o dia do evento de lançamento, o SDI Pará continuou recebendo demandas por parte da imprensa sobre o teste em Mosqueiro. Vários veículos aproveitaram o conteúdo produzido pela UE PA para repercutir o assunto em sua programação, nos dias posteriores ao lançamento.

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