UE/BA retoma parceria com Sindicato da Habitação (SECOVI-BA) para o Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h29

As parcerias e apoios institucionais são fundamentais numa operação tão complexa como o Censo Demográfico. E foi visando facilitar o trabalho dos recenseadores em 2022, que a Unidade Estadual do IBGE na Bahia (UE/BA) retomou, no início de novembro, a cooperação com o Sindicato da Habitação da Bahia (SECOVI-BA).

Numa reunião realizada em 03/11/21, na sede do SECOVI-BA, foram reforçados os termos da parceria que havia sido iniciada em fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19 cancelar o Censo naquele ano.

Da UE/BA, participaram Pedro Biscarde, coordenador Técnico do Censo na Bahia, e Luís Alberto Pacheco, coordenador das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) no estado. O encontro contou ainda com a presença de David Montero, assessor da Coordenação Operacional dos Censos (COC) responsável pelas parcerias institucionais em nível nacional. David estava em Salvador para acompanhar o lançamento do Teste do Censo, no bairro de Amaralina.

Os três representantes do IBGE se encontraram com Kelsor Fernandes, presidente do SECOVI-BA.

Luis Alberto Pacheco, Pedro Biscarde e David Montero se reuniram com Kelsor Fernandes, presidente do SECOVI-BA

Detentor de um grande cadastro em todo o estado, o sindicato colocou sua base de dados à disposição do IBGE, além de garantir a mobilização dos condomínios para a realização do Censo 2022, reiterando em seus meios de comunicação, como informativos e grupos em redes sociais, a importância de atender bem os recenseadores e como isso é seguro.

“O recenseamento vai nos dar a fisionomia do nosso país, onde conheceremos a nossa população e isso, com certeza, irá ajudar nas políticas de planejamento em todas as esferas”, afirmou o presidente do SECOVI-BA. “Estamos disponíveis para qualquer tipo de apoio. Em conjunto com o grupo, podemos decidir onde devemos atuar para ajudar na operação”, completou.

A parceria entre a UE/BA e a SECOVI-BA será selada com a assinatura de um termo de compromisso, mas já registrada no hotsite do Censo 2022, onde se vê um banner do Sindicato entre os apoiadores da operação censitária.

A importância da reunião foi ressaltada por David Montero. “Esse tipo de parceria representa um avanço no intercâmbio de informações e também no aproveitamento de registros administrativos aos trabalhos do IBGE. O acesso à base de dados de um sindicato do porte do SECOVI-BA certamente contribuirá para operação censitária, além de proporcionar a sinergia necessária às demais atividades de nossas instituições”, afirmou.

Mais notícias deste Estado