Novo Remanso, em Itacoatiara, recebe IBGE com gentileza: “convidam a gente para entrar, oferecem água”

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h26

O início do Teste do IBGE para o Censo 2022 na comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara (AM), foi marcado pela boa receptividade da população do local, conhecido carinhosamente como “Vila charmosa”. Desde os dias anteriores ao início do Teste, alguns moradores já perguntavam à equipe do IBGE se a sua casa já seria visitada; e após as primeiras entrevistas serem realizadas, os recenseadores que estão atuando em Novo Remanso, desde o último dia 4, perceberam que a população da terra do abacaxi é tão doce quanto é o fruto produzido lá.

Jéssica Severo foi uma das primeiras recenseadoras a ir a campo, percorrendo as ruas da comunidade, e conta que logo percebeu que as pessoas da comunidade são acolhedoras: “de modo geral, está sendo bem bacana; eles estão sendo super-receptivos. Eu posso dizer que a cada 10 moradores, dois ficam ‘meio assim’, mas nem é por não quererem (colaborar), e sim aquela desconfiança normal, daí perguntam, ‘para que é?”, ‘para que serve (a pesquisa)?’, mas, de forma geral, todo mundo receptivo; convidam a gente para entrar, oferecem água…”, conta ela.

A dificuldade maior mesmo, segundo a recenseadora do Teste no Amazonas, tem sido o clima: “o que prejudica mais é o calor que tá maltratando a gente (risos), mas fora isso, tá tudo fluindo bem”, disse Jéssica.

Édina Thomé também está atuando como recenseadora durante o Teste, e disse que o saldo das entrevistas está sendo muito mais positivo do que negativo, com relação à receptividade. Na experiência que teve, visitou domicílios de casais “mais idosos”, e disse que “foi muito tranquilo; não tive nenhuma experiência negativa até agora”, conta. Édina disse que, no entanto, alguns colegas relataram casos de recusas de moradores, mas ela acredita que se tratam de situações pontuais.

Experiência do teste será repassada para o Censo 2022

Os servidores que hoje atuam como recenseadores no teste, como sabemos, são os Coordenadores Censitários de Subárea (CCS), na estrutura de trabalho do Censo 2022. Serão eles que treinarão os recenseadores que irão a todos os domicílios do Amazonas, no próximo ano. Então, para Roberto Melchior, que é um dos recenseadores da equipe, “o teste será de grande importância para o repasse do treinamento dos recenseadores do Censo no ano que vem”.

Ele conta que a sua impressão sobre Novo Remanso é das melhores: “aqui tem um povo acolhedor, atencioso, que recebe muito bem nas suas casas, e quando nós explicamos os motivos pelos quais nós estamos aqui, aí fica melhor ainda porque eles entendem por que estão respondendo ao questionário e o que esse teste representa para eles como benefício”, explica.

Roberto acrescenta que os recenseadores do teste para o Censo no Amazonas estão conseguindo desenvolver o trabalho “com segurança e tranquilidade”, e disse também que, apesar da área urbana da vila estar em expansão acelerada, as desconfianças são muito raras. “No geral, eles abrem a porta e querem falar conosco, responder aos nossos questionamentos”, conclui.

Mais notícias deste Estado