Evento marca início do teste do Censo em Lagoinha do Piauí

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h23

Para marcar o início da coleta do teste do Censo Demográfico em Lagoinha do Piauí, a UE/PI realizou um evento na última quinta-feira (04). A cerimônia de lançamento do teste ocorreu na Câmara de Vereadores do município, localizado a cerca de 90 km da capital, Teresina. Estiveram presentes autoridades locais e servidores do IBGE.

O chefe da UE/PI, Leonardo Passos, deu início ao evento explicando a dinâmica dos recenseadores no município, onde devem permanecer por aproximadamente duas semanas. Ele também apresentou as peças que compõem o uniforme dos profissionais, para que a população saiba reconhecê-los. Na sequência, falou a diretora adjunta da Diretoria Executiva do IBGE, Rose Mary Rodrigues, que veio ao Piauí para observar a coleta de dados. Ela ressaltou a importância da operação censitária e dos testes, que ocorrem em todos os estados do país pela primeira vez.

IMG 20211104 103236599Da esquerda para a direita, o vice-prefeito de Lagoinha do Piauí, Adeval Borges; o chefe da UE/PI, Leonardo Passos; a diretora adjunta da Diretoria Executiva do IBGE, Rose Mary Rodrigues; e a presidente da Câmara Municipal de Lagoinha do Piauí, Lucinda Santos.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Lagoinha do Piauí, Lucinda Santos, a realização do Censo Demográfico é uma prioridade. “É muito importante participar dessa pesquisa porque, desde o Censo de 2010, muitas coisas mudaram”, destacou a parlamentar. Ela ainda afirmou que os dados obtidos com a operação são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios.

“Ficamos muito felizes por Lagoinha do Piauí ter sido a cidade contemplada pelo IBGE”, pontuou o vice-prefeito do município, Adeval Borges. Segundo ele, a operação censitária é indispensável para os gestores municipais. “Para fazermos uma boa administração é preciso que tenhamos dados”, enfatizou.  

ezgif.com gif makerRegistros das entrevistas concedidas no dia de lançamento do teste.

Três emissoras de televisão da capital piauiense se deslocaram até o evento em Lagoinha do Piauí: TV Clube (afiliada à TV Globo), TV O Dia (afiliada à RedeTV!) e TV Meio Norte (emissora local independente).  Foram gravadas entrevistas com os servidores do IBGE que coordenam o teste, com recenseadores e com moradores da cidade. Além disso, outras emissoras que não puderam estar presentes no evento veicularam matérias posteriormente, usando imagens fornecidas pelo IBGE ou fazendo entrevistas ao vivo. 

Recenseadores já estão em atividade

Enfrentando as altas temperaturas típicas desta época do ano no Piauí, os servidores do IBGE já estão percorrendo as ruas do município, visitando todas as casas. Para a recenseadora Hileane Barbosa, apesar das dificuldades, o trabalho é muito gratificante. “Gosto de saber que estou contribuindo para construir informações sobre o nosso país”, salienta.

IMG 20211105 082600301 HDRRecenseadora interage com moradoras de Lagoinha do Piauí.

A aposentada Francisca Alves, que reside em Lagoinha do Piauí há cerca de 40 anos, ficou satisfeita em abrir as portas de sua casa para o IBGE. “É bom demais ter esse trabalho aqui, porque com isso temos melhoria na saúde e em tudo o que a gente precisa”, comenta a moradora.

Mais notícias deste Estado