Evento em Lajeado marca início do teste do Censo 2022 no Tocantins
04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h18
A Unidade Estadual do IBGE no Tocantins iniciou oficialmente o teste para o Censo 2022, em Lajeado. Com a presença de autoridades, servidores do IBGE, imprensa e sociedade civil, o evento de lançamento foi realizado na Câmara Municipal na tarde da quinta-feira, 4, e marcou essa nova etapa preparatória da operação censitária.
Ao todo, 12 recenseadores, dois supervisores, dois coordenadores e 14 observadores vão trabalhar nesta fase, percorrendo a zona urbana e rural do município. No dia 3, servidores do IBGE iniciaram a Pesquisa do Entorno. Já a coleta de dados nos domicílios começou na manhã da quinta-feira e vai ser realizada durante todo o mês de novembro e possivelmente início de dezembro.
De acordo com o chefe da UE/TO, Paulo Ricardo Amaral, o teste é uma etapa fundamental para os preparativos do Censo. “Nós testamos todas as tecnologias, equipamentos, questionários e todas as perspectivas que poderão ser utilizadas no Censo, otimizando o trabalho e, consequentemente, melhorando os resultados”, avaliou.
Em sua fala, o coordenador Operacional do Censo Demográfico no estado, Roniglese Pereira Tito, destacou que a oportunidade de testar a operação é importante, pois vai gerar melhores resultados na pesquisa que será realizada de forma definitiva a partir de junho do ano que vem. “Nós estamos satisfeitos e convictos de que vamos realizar um grande trabalho aqui. Com isso, o IBGE terá a certeza de que durante 2022 o Censo ocorrerá com maior sucesso possível”, ressaltou o servidor.
A Prefeitura cedeu uma casa com equipamentos e infraestrutura para instalação do posto de coleta e tem dado todo apoio logístico aos servidores. Para o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, é um privilégio poder receber o Instituto e ter o acesso antecipado aos dados do município. “Nós acolhemos o IBGE aqui, vamos disponibilizar as condições necessárias para realização desse teste e estamos de mãos dadas com o IBGE”, garantiu o chefe do Executivo.
Lajeado foi escolhida para receber o censo experimental por se constituir uma cidade com muitas especificidades, retratando de forma muito similar, várias características que algumas das cidades interioranas do Tocantins também possuem. A proximidade com a Capital e facilidade de acesso também foram pontos considerados.