Lançamento do Teste do Censo movimenta Damolândia em Goiás

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h15

Uma camionete parou ao lado da equipe de recenseadores e, de dentro, um senhor de chapéu e feições de agricultor cumprimentou: “Bom dia! Vocês são o pessoal do Censo, né? Tão averiguando o povo?” O recenseador prontamente respondeu: “Bom dia! Sim, senhor. Estamos iniciando hoje o Teste do Censo aqui em Damolândia, passando nas ruas, batendo às portas.” O homem se mostrou satisfeito, tirou o chapéu, desejou bom trabalho e seguiu caminho. E foi assim, com sincero interesse e bastante curiosidade, que a pequena e pacata Damolândia, a 60 km de Goiânia, recebeu o IBGE na manhã do dia 04 de novembro para o lançamento do Teste do Censo 2022. Ninguém escapava do tradicional “Bom dia!”, regra de educação mesmo entre desconhecidos e, caso houvesse abertura, os moradores se mostravam sempre prontos para ajudar: sabiam de cor quem morava em cada casa, se a pessoa estava ou saíra, onde trabalhava, quantos filhos tinha, qual o melhor horário para a coleta. Com quase 3 mil habitantes, rodeada de belos morros verdes, a cidade é conhecida em Goiás como a capital dos carreiros, por manter uma antiga tradição que remonta à época colonial. Mas naquela manhã nublada, recém-saída de um feriado prolongado, a cidadezinha famosa por seus laços com o passado se tornava o ponto de início de um projeto de futuro.

As equipes que realizavam a pesquisa de entorno fizeram uma pausa às 11 horas para participar do lançamento oficial do Teste do Censo 2022 no auditório da Câmara Municipal da cidade, com a presença maciça de autoridades locais e a cobertura de veículos de imprensa. Compuseram a mesa o prefeito, Rogério Labanca, a primeira-dama, Gleice Ferreira, o vice-prefeito, Marllon Willker, o representante do governador e diretor-executivo do Instituto Mauro Borges, Guilherme Resende, o presidente da Câmara Municipal, Osmar José da Silva, o presidente da Associação Goiana de Municípios, Carlos Alberto Andrade, o chefe da UE/GO, Edson Roberto Vieira e do coordenador operacional do Censo em Goiás, Daniel Ribeiro.  

No discurso de abertura, o chefe da UE/GO reiterou a importância do teste para garantir a eficiência e a confiabilidade da operação censitária em 2022 e compartilhou sua alegria pela boa acolhida que o município de Damolândia ofereceu às equipes. O prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores se colocaram à disposição para contribuir no que for necessário à execução do teste. O representante do governo estadual recordou como os dados do Censo influenciam as políticas públicas e a governabilidade de municípios e estados, citando como exemplo a distribuição das vacinas de Covid-19. Muitas cidades receberam doses incondizentes com sua população devido à defasagem dos dados causada pelo atraso do Censo.  O presidente da Associação Goiana de Municípios, que é prefeito de Goianira, confirmou as dificuldades de governar “sem Censo” e afirmou: “Nós nos empenharemos para que, em 2022, todos os 246 municípios de Goiás recebam o IBGE com o mesmo carinho com que hoje Damolândia está recebendo.” Ao final do lançamento, tirou-se a foto oficial e as equipes voltaram a campo.

 A Coordenadora Censitária de Subárea - CCS Isabela Gramacho Taveira estava com os paramentos completos para o trabalho de campo: colete azul escuro, equipamentos de segurança contra Covid-19, boné, cabelo preso em rabo de cavalo, o Dispositivo Móvel de Coleta - DMC na mão direita e uma generosa garrafa de água com canudinho rosa na mão esquerda. Em alguns instantes, ela seria deixada pelo carro oficial no início de seu setor censitário para dar continuidade à coleta, mas encontrou tempo para oferecer seu depoimento: “Eu já havia participado da PNAD-Covid e da PNAD Contínua, mas nunca do Censo. Como CCS, serei coordenadora de outros recenseadores em 2022. Assim, nesse teste, posso experimentar na prática como será a realidade do campo e ter mais conhecimento para coordenar. É desafiador, um pouco complicado no começo, mas muito interessante.” Além de Isabela, outros seis recenseadores percorrerão os seis setores censitário de Damolândia nos próximos dias, vivendo na pele a realidade do Brasil e contribuindo antecipadamente com um pedacinho do grande retrato que será o Censo Demográfico 2022.  

Mais notícias deste Estado