Teste do Censo na BA: início da coleta domiciliar reúne mídia, parceiros e moradores de Amaralina

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h11

Na quinta-feira, 4/11/2021, Laura Arantes, ou Laurinha, como é conhecida, acordou mais cedo do que o costume. Na agenda, um compromisso especial: ser a primeira pessoa recenseada no Teste do Censo Demográfico 2022 no bairro de Amaralina, em Salvador. 

Laurinha mora em Amaralina há 51 anos e recebeu um recenseador do IBGE pela primeira vez no atual endereço, para o qual se mudou no final de 2010. Lá funciona também o ateliê onde trabalha como artista plástica. Mas Laurinha ficou famosa mesmo, no início dos anos 1980, como uma das primeiras cantoras de trio elétrico da Bahia, ou seja, uma das precursoras da axé music. 

Só que a mensagem passada no microfone desta vez foi outra: “Precisamos mostrar a situação socioeconômica real do Brasil. Essa é a importância do Censo. Quando o recenseador chegar, a gente precisa receber com carinho e dar todas as informações, sabendo que é tudo sigiloso.” 

E o alcance desse microfone foi tão potente quanto o som eletrificado de um trio, já que o início da coleta domiciliar do Teste do Censo em Amaralina foi acompanhado pelas principais emissoras de TV de Salvador e noticiado por todos os veículos de comunicação mais importantes da capital baiana.

A cantora e artista plástica Laurinha Arantes recebe o recenseador do IBGE e a equipe da TVE, em Amaralina

“Finalmente vamos ter esse Censo tão esperado. Precisamos atualizar os dados!”, comemorou a repórter Giana Mattazi, da TV Bahia, afiliada da TV Globo, assim que chegou para fazer a entrevista ao vivo sobre o Teste de Amaralina para o Jornal da Manhã, telejornal de maior audiência no estado. 

Além dela, estiveram presentes ao evento de lançamento da operação outras três emissoras de TV (TV Itapoan/ Record, TV Aratu/SBT e TVE/ Educadora) e o principal jornal impresso/portal de notícias da capital baiana (Correio*). 

A rádio Bandnews Salvador e o jornal/ site Tribuna da Bahia fizeram entrevistas por telefone, e diversos outros portais noticiaram o início da operação piloto.

Equipe da TV Bahia (Globo local) entrevista ao vivo a coordendora de Divulgação do Censo na Bahia, Mariana Viveiros, pouco antes do lançamento oficial do Teste do Censo em Amaralina

Na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Amaralina, o evento de lançamento do Teste reuniu cerca de 50 pessoas, praticamente lotando o auditório, respeitando o distanciamento necessário à segurança sanitária. 

Além de integrantes das equipes censitárias da Bahia, como coordenadores estaduais, de área e subaérea, contou com a participação da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, representando a Prefeitura de Salvador; do subprefeito da área que engloba Amaralina, Zilton Kruger Netto; do subsecretário de Mobilidade de Salvador (SEMOB), Álvaro da Silveira Filho; e do presidente da FLEM, Rodrigo Hita. 

Pelo IBGE, participaram o chefe da Unidade Estadual da Bahia (UE/BA), Artur Ferreira Filho, o coordenador Operacional do Censo no estado, Francisco Brito, e Therence de Sarti, representando a Diretoria de Geociências (DGC). David Montero, assessor da Coordenação Operacional dos Censos (COC), também esteve presente.

Da esq. para a dir., Álvaro da Silveira Filho (SEMOB), Tânia Scofield (FMLF), Artur Ferreira Filho (chefa da UE/BA), Zilton Kruger Netto (subprefeito da área que engloba Amaralina) e Rodrigo Hita (FLEM)

“Os resultados do Censo serão fundamentais para o planejamento de Salvador nos próximos anos. Contamos com eles para atualizarmos o Salvador Dados, uma plataforma de informações estatísticas georreferenciadas que subsidia projetos e ações de todas as secretarias e órgãos municipais”, afirmou Tânia Scofield, oferecendo o total apoio da prefeitura da capital baiana não apenas ao Teste como também ao Censo em si.

Apoio que foi reforçado por todos os parceiros presentes. “O Censo e suas informações são tão importantes que conseguem mobilizar todas as instâncias de governo, federal, estadual e municipal, aqui juntas trabalhando pelo sucesso da pesquisa”, disse Rodrigo Hita, da FLEM. 

“O Censo é essencial inclusive para o próprio IBGE, para nosso plano de trabalho estatístico pelos próximos dez anos. E esse teste inédito aqui no estado, além de nos ajudar a ter uma operação ainda melhor, também está reagrupando as equipes e reaquecendo os motores para 2022”, concluiu Artur, agradecendo e parabenizando todos da UE/BA.

Amaralina e cada local do país onde o Teste do Censo vai acontecer farão muita diferença para o retrato do Brasil em 2022
Mais notícias deste Estado