UE/RS lança teste para o Censo 2022 em Viamão

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h09

A UE/RS lançou na manhã desta quinta-feira (4) o teste de homologação do Censo Demográfico 2022, no bairro Jardim Estalagem, em Viamão.

cláudio e prefeito“O Censo é  a pesquisa mais fundamental para um país", destacou Cláudio Stenner (à esq.). A seu lado, o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto 

A cerimônia ocorreu em uma estrutura montada em frente à Unidade Básica de Saúde Estalagem e contou com as participações do diretor de Geociências do IBGE, Cláudio Stenner; do chefe da UE/RS, José Renato Braga de Almeida; do coordenador operacional do Censo no RS, Luís Eduardo Puchalski; e do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto. Também estiveram presentes os demais servidores do IBGE envolvidos na operação, como o coordenador técnico do Censo no RS, Cláudio Sant’anna, e outras autoridades do município, como o vice-prefeito Nilton Magalhães e o vereador Marquinhos da Estalagem.

“O Censo é  a pesquisa mais fundamental para um país, é ela que diz a quantidade de pessoas e as características dessas pessoas. Mas vai além disso, diz como são os domicílios, se tem água, se tem esgoto, se tem parede, se é de madeira. Então, é um verdadeiro retrato para estabelecer políticas de saúde, políticas de educação, é a pesquisa basilar de uma série de políticas públicas e para o investimento privado”, afirmou Cláudio Stenner.

josé renato"Esse evento também marca essa retomada da nossa atividade presencial", afirmou o chefe da UE/RS , ao centro, com o microfone

“Escolhemos o Jardim Estalagem pela proximidade com Porto Alegre e pelo alto grau de vacinação do município de Viamão. O trabalho do IBGE é de porta em porta, como nós dizemos, um trabalho onde o contato com o morador é fundamental, estamos há quase dois anos em uma pandemia e nos afastamos um pouco disto, então esse evento também marca essa retomada da nossa atividade presencial”, afirmou o chefe da unidade estadual do IBGE, José Renato Braga de Almeida. “Agradecemos desde já a acolhida da comunidade”, complementou.

O prefeito Valdir Bonatto enfatizou a importância das informações do IBGE para o município. “Temos obrigação de até 2024 colocarmos equipamentos públicos à disposição para atender 50% das crianças de 0 a 3 anos de idade de Viamão. Então nós precisamos saber quantas são estas crianças”, exemplificou.

puchalskiPuchalski (no centro) destacou as inovações tecnológicas da coleta

Luís Eduardo Puchalski destacou as inovações tecnológicas que facilitam a transmissão dos dados colhidos junto à população em tempo real e a supervisão da coleta. "O sistema de controle da coleta pode ser acompanhado de qualquer computador, e ali a gente pode acompanhar todo o acompanhamento da coleta. Quantas entrevistas já foram feitas, quantas pessoas já foram recenseadas”. 

Do dia 4 ao dia 19 de novembro, nove recenseadores percorrerão cada domicílio do bairro para aplicar o questionário do Censo junto aos moradores. A estimativa é de que sejam percorridos cerca de 1,2 mil domicílios. A recepção da comunidade aos recenseadores tem sido positiva desde a aplicação dos primeiros questionários, na manhã do dia 4.  E desde o dia 29 de outubro já vem sendo realizada a pesquisa urbanística do Entorno, que antecede ao Censo propriamente dito e coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, pontos de ônibus, acessibilidade urbana e arborização. Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário. O teste em Viamão envolve 15 profissionais do IBGE, além de 33 observadores que levarão as experiências para as demais regiões do Estado e de três observadores da sede do Instituto no Rio de Janeiro.

mateusComunidade tem recebido positivamente os recenseadores

Recenseador Foto Lisiele Pires IBGE

Mais notícias deste Estado