Abertura do Teste do Censo reúne autoridades e lideranças no Distrito do Sucuri (MT)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h05

O IBGE realizou, na manhã da quinta-feira (4/11), a cerimônia de abertura do Teste do Censo no Distrito do Sucuri, que vai avaliar os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos regionais.

O evento na quadra poliesportiva da escola municipal do distrito reuniu o Prefeito em Exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa, o Administrador Regional, Walter Arruda, a equipe do IBGE e lideranças da região que poderão repassar as informações à comunidade, como membros de igrejas, da associação de moradores do distrito, representantes da Saúde e da Educação, além de policiais militares do batalhão que atua na região.

O assessor Ednaldo Gomes de Souza representou o presidente da Assembleia Legislativa, Max Joel Russi, e a Coordenadora Jurídica Débora Simone Rocha esteve presente em nome do presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Neurilan Fraga. A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso também participou.

A Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, deu as boas-vindas a todos e explicou como será o teste na região. Francisco Vieira da Silva, Coordenador Operacional do Censo Demográfico em MT, fez considerações relevantes sobre a importância do apoio da comunidade para o levantamento das informações.

O Gerente Técnico do Projeto do Censo Demográfico, Luciano Duarte, e o servidor Eduardo Baptista, da Coordenação Operacional dos Censos, que vieram da sede do IBGE no Rio de Janeiro a Cuiabá para participar dos primeiros dias do teste, falaram, respectivamente do Censo do ano que vem e do CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos).

Os presentes no evento puderam observar como é o uniforme dos recenseadores: com boné e colete azul com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone, para a coleta das informações.

No fim da cerimônia, Millane agradeceu o apoio da Polícia Militar em todas as atividades e encerrou: “O IBGE é isso. A nossa felicidade é contar todo mundo, é demonstrar as condições de vida, de saúde, das nossas vias, de todo o nosso país. E com essas palavras que eu encerro essa minha participação com grande felicidade e que tenhamos um excelente trabalho e que em 2022 nós estaremos contando toda a população.”

Cerca de 750 domicílios de três setores censitários - unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral - do Distrito do Sucuri serão visitados pelos recenseadores até o fim de novembro. O novo modelo misto de coleta permite que, além da entrevista presencial, os moradores optem pelo preenchimento do questionário pela internet ou responder por telefone.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores são confidenciais e o sigilo é garantido. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181 ou por meio do telefone 190, do CIOSP-MT (Centro Integrado de Operação da Segurança Pública em Mato Grosso).

Esse teste, que será realizado nas 27 unidades estaduais simultaneamente, também pretende mobilizar a sociedade para responder ao Censo Demográfico 2022, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todo o país, a partir de junho do ano que vem.

Mais notícias deste Estado