UE/PI inicia coleta do teste do Censo em Lagoinha do Piauí

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

04/11/2021 15h24 | Atualizado em 16/11/2021 00h01

Desde ontem (4), a população de Lagoinha do Piauí pode observar uma movimentação diferente nas ruas: são os técnicos do IBGE visitando todas as residências. Devidamente uniformizados e utilizando equipamentos de proteção contra a Covid-19, eles realizam entrevistas com os moradores. A razão disso é que o município foi o escolhido para sediar o teste de coleta do Censo Demográfico 2022 no Piauí.

Igreja Lagoinha PIFaixas foram espalhadas pelas ruas da cidade anunciando o teste do Censo. 

Nove recenseadores estão percorrendo toda a zona urbana e rural do município, que possui cerca de 67 km2 de extensão. Lagoinha do Piauí fica a cerca de 90 km ao sul da capital, Teresina. É uma das menores cidades do Piauí em quantidade de população – tinha 2.656 habitantes no último Censo, em 2010. Na época, havia 775 domicílios no município. 

O teste se estenderá entre os meses de novembro e dezembro. A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro. Ainda no dia 4 de novembro, teve início a coleta dos dados nos domicílios, que deve se estender por aproximadamente duas semanas. O restante do período deve ser utilizado para procedimentos de supervisão e avaliação de qualidade.

Teste HileaneRecenseadora entrevista moradora de Lagoinha do Piauí.

“O teste é um exercício para as atividades do Censo que serão realizadas em 2022, possibilitando ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatórios, logística dos transportes, entre outros procedimentos”, explica o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite.

Os profissionais envolvidos na coleta de dados usam máscaras, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia. Dados do Governo do Piauí indicam que quase 80% da população lagoinense já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 55% dos moradores já estão completamente imunizados.

Equipe UE PIEquipe que está envolvida com o teste em Lagoinha do Piauí. 

Mais notícias deste Estado