Censo 2022: IBGE firma parceria com Prefeitura de Bragança (PA)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

08/10/2021 16h54 | Atualizado em 20/10/2021 14h49

Na quarta-feira, 6/10, servidores da Agência do IBGE em Bragança (PA) estiveram reunidos com representantes da Prefeitura Municipal local para tratar da realização do Censo 2022. Durante o encontro, a prefeitura firmou o compromisso, junto ao IBGE, quanto à disponibilização de espaços para a instalação de postos de coleta e realização de treinamentos, além de apoio na divulgação de pautas relacionadas ao Censo 2022.

Localizado na mesorregião do Nordeste paraense, Bragança tem, de acordo com as Estimativas 2021, uma população de mais de 130 mil habitantes, sendo um dos municípios mais populosos da região. É onde está a sede da agência do IBGE que atende, além de Bragança, mais quatro municípios daquela área geográfica.

A reunião ocorreu no gabinete do prefeito Raimundo Nonato, na sede da Prefeitura Municipal. Além do prefeito, o coordenador de área e representante da agência local do IBGE, Paulo Freitas, foi recebido pela primeira-dama e secretária municipal de trabalho e promoção social, Eliena Ramalho; e pelo vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Mário Júnior.

Após ouvir a exposição de Paulo Freitas sobre todas as etapas da operação censitária, o prefeito reconheceu que “investimento dessa envergadura não poderia ser realizado somente pelo IBGE” e, assim como os demais presentes, compreendeu a importância dos parceiros na execução do Censo Demográfico. O prefeito Raimundo Nonato reconheceu ainda que os dados gerados pelo Censo são essenciais para as próprias prefeituras: "Bragança, por exemplo, sabemos que é o décimo município mais populoso do Pará, atualmente. Mas precisamos atualizar esse número para que possamos dispor de políticas públicas equivalentes à nossa realidade", ressaltou Nonato.

O coordenador de área Paulo Freitas saiu satisfeito da negociação. “Fomos bem acolhidos e tivemos todas as nossas solicitações atendidas. A parceria com órgãos e entidades públicas e privadas é essencial para realizarmos a operação censitária. E essa disponibilidade dos parceiros em nos ajudar é resultado do reconhecimento público de que os dados que serão produzidos por meio do Censo não pertencem ao IBGE, mas à sociedade como um todo. O IBGE é apenas a ferramenta que vai retratar, com a maior exatidão possível, a realidade atual em cada domicílio e que é vivida por cada cidadão ou cidadã residente no Brasil”, concluiu Paulo.

A reunião encerrou com o compromisso, por parte da Prefeitura Municipal de Bragança, em disponibilizar espaços para a instalação de postos de coletas e salas de treinamento, além de ceder espaço em suas mídias sociais para a divulgação de todas as etapas do Censo, especialmente dos processos seletivos realizados pelo IBGE.

Mais notícias deste Estado