Teste do Censo na BA: parceria com administradora de condomínios ajudará a contar Amaralina

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

08/10/2021 16h54 | Atualizado em 15/10/2021 14h00

Cantada por muitas vozes, em ritmos musicais para todos os gostos, Amaralina, em Salvador (BA), se prepara agora para ser contada!

No Censo Demográfico 2022, a capital baiana terá, pela primeira vez, informações oficiais para seus 170 bairros, e Amaralina foi justamente o escolhido para sediar o teste do Censo, que ocorrerá em novembro, na Bahia e em cada uma das 27 unidades estaduais do IBGE.

A expectativa é recensear entre 6.500 e 7.000 pessoas, visitando pouco mais de 2.000 domicílios, nos 10 setores censitários que compõem Amaralina - onde, nos anos 60, Raulzito e seus Panteras caíram de amores por uma “menina linda”; nos anos 70, Caetano Veloso tomou banho “no mar azul”; nos anos 90, Martinho da Vila e Nelson Rufino foram buscar ajuda para curar uma dor de amor; e onde até hoje soteropolitanos e turistas costumam parar no fim de tarde para comer um acarajé, no tradicional Largo das Baianas.

Largo das Baianas, em Amaralina, conhecido ponto turístico de Salvador

Mas, para isso, será preciso que os 14 integrantes da equipe baiana à frente do teste consigam abrir portas e, antes delas, os portões dos condomínios residenciais.

Foi pensando em como encarar esse desafio que o coordenador Operacional do Censo na Bahia, Francisco Brito, reuniu-se, na última quinta-feira (07/10/21), com Roberto e Cristina Santiago, da Amaralina Gestão Condominial e Contabilidade.

A empresa administra 15 prédios de apartamentos na área do teste do Censo 2022 e já se comprometeu a apoiar a Unidade Estadual da Bahia (UE/BA) na divulgação da operação entre síndicos e moradores desses edifícios.

A parceria prevê que a administradora use sua rede de comunicação para informar sobre o teste, sua importância e que ele estará ocorrendo em Amaralina, a partir de peças de divulgação que potencializem as abordagens nos prédios residenciais, conta Francisco - ou Chico, como todos o conhecem.

O banco de dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE Universo) identifica 111 endereços em Amaralina com mais de 5 unidades residenciais.

“Além de testar os equipamentos e sistemas, novas possibilidades de comunicação e abordagem aos nossos informantes também serão dimensionadas nesta operação teste”, conclui o coordenador Operacional do Censo 2022 na Bahia.

Chico Brito, Coordenador Operacional do Censo 2022 na Bahia, ao lado dos representantes da Amaralina Gestão Condominial e Contabilidade

E para já ir entrando no clima do teste do Censo 2022 em Amaralina, confira no link abaixo uma playlist feita especialmente com músicas sobre o bairro ou que o citam.

Trilha sonora do Teste do Censo 2022 em Amaralina/BA: https://bit.ly/playlist_testecd22_amaralina

Playlist feita especialmente com músicas sobre o bairro de Amaralina
Mais notícias deste Estado