UE/RR promove nova REPAC em Mucajaí para acertar últimos detalhes para o teste do Censo 2022

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

06/10/2021 16h54 | Atualizado em 14/10/2021 16h28

A Unidade Estadual do IBGE em Roraima realizou, no final de setembro, mais uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) com lideranças do município de Mucajaí, localizado a 58 km da capital Boa Vista.

O tema dessa reunião foi o evento-teste para o Censo que ocorrerá na cidade em novembro deste ano.

A REPAC  ocorreu no próprio município e contou com a participação da prefeita, Dona Nega, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Joelson Costa, além de secretários e outros gestores locais.

Pelo IBGE, participaram do encontro Liezer Pino, coordenador da REPAC, e Ivo França, coordenador de Informática e do Censo na região Sul de Roraima.

A prefeita e os representantes do município se sensibilizaram com a operação do IBGE e disponibilizam um local adequado e com infraestrutura básica para a instalação do posto de coleta.

Também manifestaram apoio logístico na divulgação do Censo 2022.

"É fundamental para o sucesso da operação censitária o apoio das entidades locais do município", comenta Ivo Santos.

Operação censitária em Mucajaí

Entre os dias 4 e 19 de novembro, cerca de 20 técnicos e profissionais do IBGE estarão em Mucajaí realizando uma operação censitária em alguns setores do município.

"O teste de censo faz parte do planejamento e visa treinar as equipes, assim como detectar possíveis dificuldades", comenta Liezer Pino.

Na oportunidade, serão testados os sistemas e equipamentos que serão utilizados no Censo, a exemplo dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos, visto que algumas especificações e funcionalidades ainda não foram avaliadas em campo.

Os profissionais envolvidos na coleta de dados em Mucajaí usarão máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia de Covid-19.

Também serão empregadas abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento do ano que vem.

 

Mais notícias deste Estado