UE/RJ realiza REPAC estadual em parceria com a Assembleia Legislativa

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

23/09/2021 11h48 | Atualizado em 06/10/2021 01h47

No dia 1º de outubro, a Unidade Estadual do Rio de Janeiro realizou virtualmente a sua primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento - REPAC em parceria com o Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Rio, falando com um público composto por representantes das prefeituras do estado sobre o papel dos municípios na realização do Censo.

Geiza Rocha, do Fórum, abriu o evento dando um panorama do que seria discutido no encontro que serviu para "oferecer aos municípios o contato com o IBGE e com as informações produzidas". Em seguida, o chefe da UE/RJ, José Francisco Teixeira, explicou os objetivos e as ações feitas em uma REPAC, com a intenção de obter a ajuda dos municípios na infraestrutura do Censo, além de "dar visibilidade e transparência às nossas ações" no esforço censitário.

O coordenador operacional do Censo na UE/RJ, Gabriel Barros, discorreu sobre as diversas inovações na realização da pesquisa desde o primeiro Censo realizado no Brasil, passando pela introdução das máquinas perfuradoras em 1920, o início da apuração digital em 1960, até chegar aos dias atuais com a coleta integrada 24 horas com a central de dados. Em seguida, Mauro Andreazzi, coordenador de pesquisas agropecuárias da UE/RJ, fez um panorama dos dados obtidos no último Censo Agro.

Também foram discutidos aspectos específicos da operação e da metodologia do Censo 2022. Felipe Borsani (DGC) explicou a Pesquisa Urbanística de Entorno; Marta Antunes (DPE) e Daiane Ciriáco (DGC) apresentaram questões relacionadas à coleta junto aos povos indígenas e às comunidades quilombolas; Maikon Novaes (DGC) detalhou o enfoque dado pelo Instituto aos aglomerados subnormais, com a apresentação de resultados anteriores para esse recorte territorial.

Encerrando as apresentações, Wagner Silveira (SDI/SP) fez uma breve explanação sobre o Banco SIDRA, familiarizando o público do encontro com esse portal que possui mais de 615 milhões de informações produzidas pelo IBGE.

Mais notícias deste Estado