UE/TO fecha parceria com Prefeitura de Lajeado para realizar teste do Censo
01/09/2021 16h54 | Atualizado em 01/10/2021 17h57
Na tarde desta quarta-feira, 23, o Coordenador Operacional do Censo Demográfico no estado, Roniglese Pereira Tito, acompanhado do Supervisor de Disseminação de Informações da UE/TO, Paulo Ricardo Amaral, se reuniram com o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira. O objetivo do encontro foi tratar sobre a realização do teste para o Censo Demográfico, que ocorrera em novembro deste ano, no município.
Durante a reunião, os servidores fizeram a exposição do projeto e depois solicitaram o apoio do Executivo. Entre as demandas apresentadas pelo IBGE à prefeitura estão: a mobilização da comunidade e a divulgação para a população local, além da cessão de um espaço para a instalação do posto de coleta. De acordo com Roniglese Tito, o prefeito se mostrou bastante entusiasmado com a proposta e disposto a colaborar com a operação.
“Fomos muito bem acolhidos e nossas ideias foram ouvidas com atenção. Ao término, o prefeito se demonstrou bastante entusiasmado com a proposta. Após apresentarmos os benefícios que o município terá, entre eles a forte exposição midiática, solicitamos o apoio. De pronto ele nos colocou a disposição a rádio comunitária, um micro-ônibus e um ótimo imóvel para funcionar como posto de coleta. Tivemos uma reunião extremamente proveitosa. Uma injeção de ânimo para realizarmos um teste com sucesso”, destacou o coordenador.
Também participou da reunião o secretário de Assistência Social de Lajeado, Levi Lopes.
Retomada
O primeiro teste de campo para o censo após o início da pandemia de Covid-19 começou dia 1º de setembro, com a Pesquisa Urbanística do Entorno, na Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara (RJ). As demais unidades estaduais do IBGE vão realizar a operação em novembro. O objetivo é testar os sistemas e equipamentos que serão utilizados, avaliar os sistemas de coleta, além dos sistemas de gestão, acompanhamento e controle do Censo Demográfico que vai a campo em 2022.