Censo 2022: UE Pará recebe apoio da Prefeitura de Belém (PA)

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

01/09/2021 16h54 | Atualizado em 01/10/2021 17h58

Representantes da coordenação estadual do Censo Demográfico 2022 no Pará firmaram mais uma parceria, no início da semana passada. Em reunião com integrantes da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), ligada à Prefeitura Municipal de Belém (PMB), a UE Pará saiu com a promessa de que receberá apoio tanto para o teste de homologação, em novembro, na Vila de Mosqueiro, quanto para a preparação e realização da operação censitária, no ano que vem.

A reunião ocorreu no dia 20/09. Participaram o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Pará, Rony Helder Cordeiro; a coordenadora operacional do Censo 2022 no Pará, Bárbara Padilha; o coordenador técnico estadual do Censo Demográfico, Luiz Cláudio Martins; e o gerente de planejamento e gestão da UE Pará, Douglas Oliveira. A equipe de ibgeanos foi recebida pelo diretor geral da Segep, Luiz Araújo, e por Patrick Sandre, que é assessor técnico da secretaria.

A Segep é o órgão central do sistema municipal de planejamento e gestão da prefeitura da capital paraense e tem por finalidade o planejamento, a coordenação e a gestão da política global do desenvolvimento do município de Belém. “Trata-se de um parceiro fundamental pela própria função que esse órgão tem no contexto da administração municipal, de planejamento e de articulação com outros órgãos em prol do desenvolvimento sustentável do município. Durante a reunião, fomos muito bem recebidos e sentimos os representantes do órgão bem empenhados em apoiar o IBGE na realização do Censo 2022”, disse Rony Helder Cordeiro.

Antes da pandemia, a UE Pará já havia participado de reunião na Segep em busca de apoio para o Censo que, na época, estava previsto para ocorrer em 2020. “Porém, de lá para cá, muita coisa mudou”, explica Bárbara Padilha. “Do lado da Segep, houve mudança de gestão e, com isso, mudanças de equipe. De nossa parte, também tivemos alterações na preparação da operação censitária como, por exemplo, a inclusão do teste de homologação. Sendo assim, achamos por bem começar a reunião do zero, com uma breve apresentação sobre a operação censitária 2022 para que a nova equipe da Segep pudesse compreender o que estávamos buscando”, completou a coordenadora operacional.

O encontro na Segep foi para a busca de espaços para postos de coleta, salas para treinamentos e apoio na divulgação, tanto para o Censo, em 2022, como para o teste de homologação do Censo, que será realizado em novembro. “No Pará, nosso teste será no bairro Vila do distrito de Mosqueiro, que é vinculado administrativamente à prefeitura de Belém. Então, já tratamos do apoio do órgão em ambas as etapas”, lembrou Luiz Cláudio Martins.

Ao final do encontro, ficou acertado que o IBGE enviará um documento especificando todas as necessidades para que a secretaria possa informar quais poderão ser atendidas. A partir do retorno da Segep ao IBGE, novas reuniões poderão ocorrer para ajuste das tratativas entre os órgãos.

Mais notícias deste Estado