Em evento no Ceará, IBGE convida indígenas a participarem do processo seletivo para o Censo

| Da Redação

09/03/2020 15h36 | Atualizado em 09/03/2020 15h36

A Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE) divulgou o Censo Demográfico 2020 e o processo seletivo para contratação de agente censitário e recenseador durante o evento “Povos indígenas rumo ao acampamento Terra Livre”, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Ceará, no último dia 5 de março.

No evento, a analista censitária Alessandra Estevam da Silva destacou a importância da participação de pessoas das comunidades na seleção para que o Censo possa contar com recenseadores quilombolas e indígenas. Ela falou que serão aplicados questionários específicos para os povos tradicionais, e ainda convidou representantes dessas comunididades para participarem das Repacs, as reuniões de planejamento para o Censo.

A população indígena é retratada desde o Censo de 1991, com base no quesito cor e raça. Já a população quilombola será retratada pela primeira vez. Segundo levantamento da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce), são 71 comunidades quilombolas em 37 municípios cearenses.

Encontro foi organizado pela Organização dos Professores Indígenas do Ceará, Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará, Comissão da Juventude Indígena do Ceará, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste e Minas Gerais e Espírito Santo, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese do Ceará e os Grupos de Estudo e Pesquisa em Etnicidade.

Mais notícias deste Estado