IFPA vai ceder espaços para treinamentos das equipes do Censo 2020 no Pará

| Da Redação

09/03/2020 10h05 | Atualizado em 06/03/2020 14h05

O Instituto Federal Pará (IFPA) vai ceder espaços ao IBGE para treinamentos das equipes para o Censo Demográfico 2020 no estado. No último dia 3, uma equipe da Unidade Estadual do IBGE (UE/PA) se reuniu com diretor-geral do IFPA, Raimundo Figueiredo, e pela diretora de administração e treinamentos, Nazaré Rodrigues, em Belém, para tratar da parceria.

Luiz Cláudio Martins, que está à frente da Coordenação Técnica do Censo no estado, iniciou a reunião lembrando que o IFPA foi um parceiro importante na realização do último censo, ocorrido em 2010. “E, no momento em que preparamos mais um Censo, seria muito importante para o IBGE poder contar de novo com o apoio do IFPA”, disse Martins, que esteve acompanhado da técnica Valéria Scortegagna, da Supervisão de Recursos Materiais; e de Cássio Araújo, da Coordenação de Treinamentos.

O IBGE solicitou a cessão de espaços para três treinamentos. O primeiro será o “Curso de Didática para Multiplicadores de Treinamentos do Censo 2020”, de 30 de março a 1 de abril. O segundo será o “Treinamento de Agentes Censitários”, no período de 23 de junho a 02 de julho. E, por fim, o “Treinamento de Recenseadores”, de 20 a 24 de julho.

Dessas demandas, a maior será o treinamento para recenseadores quando serão necessárias 42 salas, durante cinco dias. “Como é fora do período letivo, provavelmente não teremos dificuldades em atender”, adiantou o diretor do IFPA. 

Já para os primeiros dois treinamentos, por estarem dentro do calendário de aulas do instituto, será verificada a possibilidade de atendimento. “Vamos levar a necessidade de vocês ao prefeito do campus para ver se teremos como atendê-los. Mas saibam que será feito todo o possível para colaborarmos nessa preparação para o Censo 2020”, garantiu a professora Nazaré.

O campus Belém do IFPA dispõe de 60 salas de aulas, além de um auditório com capacidade para 180 lugares e miniauditório para 50 lugares.

Mais notícias deste Estado