Servidores do IBGE no Piauí participam de curso de didática em preparação para o Censo 2020

| Da Redação

09/03/2020 09h20 | Atualizado em 06/03/2020 13h51

No Piauí, a primeira turma de servidores do IBGE participou da etapa presencial do curso de Didática para Multiplicadores de Treinamento do Censo Demográfico 2020, realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro. Por meio de exposições e dinâmicas, os servidores aprenderam técnicas pedagógicas e compartilharam conhecimentos e experiências. Trinta servidores de todo o estado compuseram a primeira turma do curso.

O supervisor da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Marko Galleno, e a chefe da Agência de Oeiras, Rachel Pinheiro, foram os mediadores de conteúdo. “A finalidade do curso é aperfeiçoar o quadro de servidores do IBGE, tendo em vista as próximas etapas de treinamento do Censo 2020. É um ganho para o corpo técnico, pois melhora a performance dos instrutores na hora do repasse de informações”, frisa o coordenador operacional do Censo, Ranieri Leite.

“O curso agrega no sentido de que haja uma padronização de conceitos, para que todos entendam e apliquem as mesmas ideias, e uma padronização de conduta do servidor”, explica Marko Galleno. De acordo com ele, essa harmonização possibilita maior precisão na coleta dos dados. A ideia é reforçada pela chefe da Agência de Corrente, Ivana Lustosa. “O importante não é só a informação ser transmitida, mas a forma como isso deve ser feito, para que o ouvinte tenha condições de apreendê-la”, ressalta.

Para o analista agropecuário, Flávio Cipriano, o curso foi bastante proveitoso, pois apresentou aos servidores conceitos teóricos sobre didática. “Como não sou da área de Educação, aprendia muita coisa na prática”, comenta. “Os instrutores conseguiram colocar o que era necessário para que melhoremos o nosso trabalho de repasse de instrução”, completa.

De acordo com o chefe da Agência de São Raimundo Nonato, Maciel Ribeiro, o curso trouxe conteúdos muito importantes. “É muito válido, muito proveitoso para todos nós que vamos trabalhar na cadeia de treinamentos do IBGE. Agora, temos mais noção sobre didática, sobre a forma de transmitir as informações e tudo isso vem para aprimorar o nosso desempenho como participantes dessa cadeia de treinamento”, conclui.

Mais notícias deste Estado