IBGE realiza primeira reunião com coordenadores censitários recém-contratados em São Paulo

| Da Redação

04/03/2020 17h30 | Atualizado em 04/03/2020 17h30

A Unidade Estadual do IBGE em São Paulo (UE/SP) realizou nos dias 2 e 3 de março a primeira reunião do Censo Demográfico 2020 com os coordenadores censitários de subárea (CCSs) da capital e da região metropolitana. No primeiro dia, foram recebidos 27 novos contratados para a capital. No segundo, 19 que trabalharão nos demais municípios. 

O coordenador operacional do Censo no estado, Henrique Abílio Gonçalves, deu as boas-vindas aos CCSs, falou sobre a importância do levantamento e sobre a responsabilidade dos coordenadores de subárea na composição da fotografia a ser feita do país. 

Os CCSs conheceram a história do Censo e receberam informações sobre a atualização da base territorial e dos setores censitários, a infraestrutura necessária para a pesquisa e a gestão da coleta de informações. Além disso, ouviram sobre os próximos processos seletivos.

A coordenadora das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs), Ana Kazan, falou sobre o trabalho de obtenção de postos de coleta e ressaltou a importância da divulgação do Censo em cada região.

Já a coordenadora de treinamento do Censo em São Paulo, Nadir Alves Barbosa Ribeiro, explicou a dinâmica do processo de capacitação dos CCSs e como estes vão repassar seu conhecimento para os agentes censitários, que, por sua vez, vão capacitar os recenseadores. 

Os recém-contratados se mostraram animados com o trabalho. Guilherme Martins, de 28 anos, que trabalhará em Diadema, afirmou: “É uma área nova para mim, então espero adquirir bastante conhecimento. Coordenar uma equipe será um desafio, mas é algo que sempre quis fazer”.

Felipe Rocha Paião, 22 anos, CCS em Caieiras, também vê a experiência como uma oportunidade de aprimoramento. “Como é um trabalho muito dinâmico, acredito que sairei dele outra pessoa. É o melhor momento para isso. Minhas expectativas são altas.”

Mais notícias deste Estado