Mato-grossenses podem identificar pesquisador do Censo Demográfico ligando para o 190

| Da Redação

04/03/2020 15h54 | Atualizado em 05/03/2020 15h17

O cidadão que receber um pesquisador do IBGE em sua residência, em qualquer cidade do Mato Grosso, tem a opção de ligar para o telefone 190 da Polícia Militar para confirmar se se trata realmente de um funcionário do instituto. O canal vai funcionar também para verificação da identidade dos recenseadores que vão atuar no Censo Demográfico 2020 no estado.

A medida, que promove mais segurança tanto aos moradores quanto aos agentes de pesquisa e mapeamento (APM), é possível devido à parceria entre a Unidade Estadual do IBGE (UE/MT) e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, firmada em fevereiro do ano passado. 

Os atendentes do Centro Integrado de Operação da Segurança Pública (Ciosp) no estado foram treinados para fazer a identificação do APM (colete, crachá, boné, bolsa e Dispositivo Móvel de Coleta). Eles consultam o nome ou código de matrícula do agente no site Respondendo ao IBGE, que foi inserido como favorito nos computadores dos operadores do Ciosp.

A parceria ajuda os pesquisadores que atuam nas pesquisas domiciliares, tais como a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde); PNAD Contínua (Pesquisa Nacional Por Amostras de Domicílios), e será fundamental também para a realização do Censo, que acontece entre agosto e outubro deste ano.

Em outros estados do país, a identidade dos pesquisadores do IBGE pode ser confirmada por qualquer pessoa através do telefone 0800 721 8181 ou também pelo site Respondendo ao IBGE, que pode ser acessado no computador ou celular. Basta informar o nome completo do entrevistador ou a matrícula funcional, o RG ou CPF dele. 

Mais notícias deste Estado