Equipe no Rio Grande do Norte recebe treinamento de mídia e direção defensiva para o Censo 2020

| Da Redação

04/03/2020 11h39 | Atualizado em 04/03/2020 11h39

A Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte (UE/RN) realizou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e na Controladoria-Geral da União, de 17 a 21 de fevereiro, o curso Didática para Multiplicadores de Treinamento (DMT) para o Censo Demográfico 2020. Na oportunidade, foram realizados também o programa de integração dos primeiros nove coordenadores censitários de subárea (CCSs) contratados em janeiro, assim como oficina para utilizar o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), treinamento de mídia e uma palestra sobre gestão de frota e direção defensiva.

Antes do DMT, os multiplicadores de treinamento realizaram o curso a distância Conhecendo o IBGE e, no início do evento presencial, foram recebidos pelo chefe da UE/RN, Damião Ernane, e pelos coordenadores estaduais do Censo 2020, para conhecer melhor a operação e a equipe.

No treinamento de mídia, três jornalistas foram convidados a explicar como um fato se torna notícia: Ciro Marques, jornalista da 96 FM, líder de audiência no estado; Mariana Rocha, repórter da InterTV Cabugi, afiliada à rede Globo; e Renata Moura, ex-BBC, ex-editora de Economia do jornal Tribuna do Norte e atual assessora do Instituto Internacional de Neurociências de Natal. O grupo pode perguntar o que a imprensa espera deles, considerando especialmente suas atribuições no Censo.

Além disso, a equipe participou de uma oficina para utilizar o Sidra e uma palestra sobre gestão de frota e direção defensiva. Assim, buscou-se prover os coordenares censitários de subárea melhores condições de segurança e ao conduzir os veículos do IBGE e também de obter dados essenciais para o conhecimento da realidade dos municípios.

“As atividades tiveram o fim de proporcionar ampla visão do trabalho do IBGE e de nossas responsabilidades, de modo a enxergar de que forma a instituição se organiza, capacitando os novos servidores a cumprir adequadamente a missão institucional com zelo pelo patrimônio público e capacidade de disseminar os dados do IBGE”, afirma o coordenador de Treinamento do Censo no Rio Grande do Norte, Samuel Marques.

Hora de praticar

O momento presencial do DMT serviu para praticar o que foi aprendido no curso online. “Os conteúdos foram expostos de uma forma muito clara e direta. Acho que as dinâmicas aqui no presencial foram ótimas, elas ajudaram a descontrair e aprender sobre os desafios que vai ser estar numa sala de aula”, avaliou Vinícius Nóbrega, coordenador censitário de subárea de Natal.

Além dos recém-contratados, analistas censitários, coordenadores de área e coordenadores do Censo se juntaram à turma. “Esse contato dos servidores efetivos com os temporários foi muito bom, porque serviu de aprendizado e também para adquirir a metodologia do curso que foi passado’, comentou Uirison Melo, coordenador censitário de subárea de Caicó.

Mais notícias deste Estado