Trinta e quatro agentes e coordenadores censitários começam a trabalhar para o Censo no Piauí

| Da Redação

04/03/2020 11h20 | Atualizado em 04/03/2020 11h20

“Já tinha uma ideia de que o Censo Demográfico 2020 é um grande projeto e agora a expectativa é fazer um bom trabalho”, afirma o coordenador censitário subárea (CCS) João Augusto Costa. Ele foi um dos 22 CCSs recebidos pela Unidade Estadual do IBGE no Piauí (UE/PI) no último dia 2 de março. Além dos CCSs, 12 agentes censitários operacionais (ACOs) entraram em exercício na mesma data.

Em Teresina, estão lotados todos os ACOs e cinco CCSs. Os outros 17 CCSs contratados estão distribuídos em cidades do interior do estado. Na capital, ACOs e CCSs foram recepcionados em momento de integração organizado pela equipe da Supervisão de Recursos Humanos, que contou com a participação de supervisores e do chefe da UE/PI, Leonardo Passos. Além de conhecerem mais sobre o trabalho desenvolvido pelo IBGE, os novos servidores puderam compreender melhor como se dará a atuação deles durante o Censo. Os CCSs que atuarão nos demais municípios foram recebidos pelos servidores das agências as quais estão subordinados.

Graduado em engenharia mecânica, o CCS João Augusto Costa já teve experiências profissionais como estagiário na iniciativa privada. No IBGE, terá o primeiro emprego formal. De acordo com ele, a boa remuneração foi um fator importante na decisão de participar do processo seletivo. “Se comparar com o valor pago para a minha profissão em Teresina, trabalhar no IBGE era uma opção muito melhor”, comenta.

Mais 11 ACOs estão aprovados no processo seletivo para o Piauí e serão contratados nos próximos meses, conforme o aumento da demanda das atividades relacionadas a operação censitária.

Mais notícias deste Estado