IFPB vai ceder infraestrutura para o Censo 2020 e vai apoiar divulgação na Paraíba

| Da Redação

03/03/2020 09h32 | Atualizado em 03/03/2020 09h32

"A gente vai abraçar essa causa”. Foi assim que o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) confirmou o apoio ao Censo Demográfico 2020, durante reunião realizada com representantes do IBGE na última sexta-feira (28), na reitoria, em João Pessoa. A instituição vai ceder espaços para treinamentos e instalação de postos de coleta, além de auxiliar na divulgação da operação entre os servidores e estudantes.

De acordo com o reitor Nicácio Lopes, será feito um esforço concentrado para disponibilizar o máximo da capacidade instalada, de forma que as demandas do IFPB e do IBGE sejam atendidas. Ao todo, há 19 campi, situados em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Cabedelo, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Guarabira, Santa Rita, Itabaiana, Esperança, Catolé do Rocha, Soledade, Pedras de Fogo, Areia, Itaporanga e Santa Luzia.

“Considerando que é uma ação que tem um impacto social, que vai produzir embasamento para as políticas públicas, para as pesquisas qualitativas que têm por objetivo facilitar a vida da população, isso é muito importante. Então, nos predispusemos a colocar toda a nossa estrutura e a composição de quadro de pessoal à disposição, para que a gente possa somar forças e transformar essa operação na mais exitosa possível. Temos certeza que será muito positivo para a população brasileira”, afirmou.

A importância de estreitar as relações entre a academia e o IBGE foi destacada pela coordenadora de treinamento do Censo 2020 na Paraíba, Kátia Freitas, que também integra a Supervisão de Disseminação de Informações e ministra seminários para diferentes turmas, sobre as publicações e ferramentas do instituto. Ela ressaltou o papel das instituições de ensino enquanto sistematizadoras dos dados. “O IBGE produz a informação, a academia produz o conhecimento”, pontuou.

Na ocasião, também ficou acordado que a Unidade Estadual do IBGE na Paraíba (UE/PB) e a Pró-Reitoria de Administração do IFPB deverão dialogar para dimensionar as necessidades e possibilidades de apoio de cada instituição. O coordenador técnico do Censo no estado, Gilberto Cavalcante, e o chefe da UE/PB, Roberto Salgado, aproveitaram a oportunidade para apresentar as novidades da operação, como o georreferenciamento dos endereços e a pesquisa do entorno.

Também marcaram presença na reunião o secretário do reitor, Francisco Sousa, e o assessor de imprensa do IFPB, Heranir Oliveira. A previsão é de que, apenas na Paraíba, o Censo levante informações em cerca de 1,1 milhão de domicílios.

Mais notícias deste Estado