IBGE forma primeira turma para multiplicadores do Censo Demográfico no Pará

| Da Redação

02/03/2020 15h45 | Atualizado em 02/03/2020 15h48

A Unidade Estadual do IBGE no Pará (UE/PA) realizou, em fevereiro, o primeiro curso de Didática para Multiplicadores do Censo Demográfico 2020. Um total de 31 pessoas, entre coordenadores de área e outros servidores da unidade, participaram do treinamento que teve uma etapa a distância e outra presencial, que ocorreu entre 18 e 20 de fevereiro.

O curso foi ministrado por Elisângela Pereira, que integra a coordenação administrativa do Censo no Pará, e pelo analista Marco Aurélio Lobo. Ambos receberam treinamento em novembro do ano passado, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. De acordo com Elisângela, trata-se de um curso para instrumentalizar servidores que precisarão treinar outras pessoas envolvidas nas atividades relacionadas ao Censo 2020.

“Buscamos passar para os colegas da UE/PA o conteúdo que trouxemos do treinamento no Rio de Janeiro. Trabalhamos questões como motivação, responsabilidade, etc, tudo para termos uma excelência nas atividades, evitando erros e retrabalhos”, disse ela.

Marco Aurélio foi o responsável pela parte prática do curso. Ele explica que a fase a distância ficou disponível por 20 dias e culminou com a preparação de um projeto didático, apresentado em dupla, na fase presencial. “O objetivo foi que os futuros instrutores incentivem os alunos a assumirem uma postura ativa em seu aprendizado. A ideia é que esses instrutores consigam usar o conteúdo teórico ministrado no curso na criação exercícios práticos para os alunos, a fim de melhorar a apreensão dos conceitos do Censo Demográfico e tornar as aulas mais interessantes”, destacou.

Em sala de aula, foram apresentadas duas ferramentas disponíveis na internet – o Kahoot e o Google Earth – como sugestões de recursos para tornar o aprendizado mais interessante. Além disso, as apresentações dos trabalhos das duplas foram avaliadas pelo restante da turma que pôde sugerir aos colegas melhorias em sua didática.

A técnica Valéria Scortegagna foi uma das participantes da primeira turma no Pará e avalia que a iniciativa do órgão foi muito boa. “Foi um curso bem interessante, especialmente para quem vai lidar diretamente com treinamentos voltados para o Censo 2020. E além da didática, a parte a distância incluiu também temas como comunicação não violenta, cognição e alguns tópicos de administração, que achei muito útil”.

Boa parte dos novos multiplicadores formados na primeira turma de didática já deve atuar no treinamento dos coordenadores de subárea, previsto para o final do mês de março.

Mais notícias deste Estado