IBGE discute parcerias com a Universidade Federal de Sergipe para o Censo 2020

| Da Redação

28/02/2020 09h47 | Atualizado em 03/03/2020 10h21

A equipe do IBGE responsável pela parte operacional e técnica do Censo Demográfico 2020 no Sergipe continua trabalhando para firmar parcerias. No dia 11 de fevereiro, a coordenadora operacional do Censo no estado, Hellie Mansur, o coordenador de área de Aracaju, Leonardo Oliveira, e o coordenador de treinamentos, Eduardo Freitas, reuniram-se com o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviano, em busca de apoio.  

O objetivo da reunião foi para apresentar o cronograma de treinamentos do Censo e solicitar espaços nos campi da universidade para a realização da formação de agentes censitários e recenseadores. De acordo com o vice-reitor, a UFS está de portas abertas para o IBGE. “Somos uma instituição pública e prestamos serviço à sociedade. Por isso, não poderíamos deixar de ter uma parceria na parte operacional para realização do Censo 2020”. 

No dia 13 de fevereiro, outra equipe do IBGE voltou à UFS para discutir uma parceria de divulgação do Censo. Na ocasião, foi acertada a produção de conteúdo com a Rádio UFS. A reunião contou com a participação da assessoria de comunicação da universidade, que também se comprometeu a colaborar no que for possível. 

Próximos passos

A equipe em Sergipe tem trabalhado intensamente em busca de espaços para os postos de coleta, firmando parcerias importantes com as prefeituras municipais. Além disso, está em discussão a possibilidade de gratuidade no transporte público coletivo para recenseadores e agentes censitários durante o período de coleta da operação censitária nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Aracaju.

O pontapé dessa iniciativa foi dado em dezembro do ano passado, em reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju. Na semana passada, a equipe do IBGE esteve reunida com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para dar continuidade às tratativas. 

Mais notícias deste Estado