IBGE conclui primeira turma de didática para multiplicadores do Censo na Paraíba

| Da Redação

28/02/2020 09h22 | Atualizado em 27/02/2020 17h40

A Unidade Estadual do IBGE na Paraíba (UE/PB) finalizou, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a capacitação da primeira turma do projeto Didático para Multiplicadores de Treinamento do Censo 2020. Participaram do curso 26 servidores do Instituto, que tiveram acesso a conteúdos como metodologias ativas de ensino-aprendizagem, novas tecnologias aplicadas à educação, aplicação de plano didático e dinâmica comunicacional.

Pensada num modelo híbrido, a capacitação teve etapas a distância e presencial e durou cerca de três semanas, totalizando 30 horas. A fase inicial foi composta por três módulos temáticos e fóruns para interação, nos quais se buscou discutir os conceitos estudados. A partir do conteúdo assimilado, os alunos elaboraram e executaram presencialmente um projeto didático.

A mediação do curso na unidade paraibana foi conduzida pela coordenadora estadual de treinamento do Censo 2020, Kátia Freitas, e pelo coordenador da pesquisa pós-enumeração do Censo 2020, Eurico Barreto. “O Censo tem uma cadeia de treinamento longa que termina com os recenseadores e passa por coordenadores de subáreas, agentes censitários municipaise e agentes censitários supervisores. Por isso, precisamos de instrutores com capacidade didática e comunicacional para transmitirem informações da forma mais eficiente possível. O objetivo do curso foi justamente desenvolver essas habilidades”, explicou Barreto.

Para realizar o Censo Demográfico deste ano, as equipes do IBGE no país vão receber um grande contingente de novos servidores temporários, que precisarão de treinamento. Só a Unidade Estadual da Paraíba receberá um suplemento de mais de 3 mil profissionais, que visitarão os mais de um milhão de domicílios paraibanos, em todos os 223 municípios do estado.

Alexandre Mendonça, técnico do IBGE na Agência 1 de João Pessoa, foi um dos participantes do projeto. Ele contou que agora se sente mais seguro e preparado para atuar como instrutor na formação de novos servidores. “O curso foi muito útil. Nós do IBGE geralmente somos de áreas do conhecimento mais técnicas e práticas. A maioria de nós nunca teve acesso aos conceitos ministrados no curso, mais ligados à área pedagógica. Então, essa capacitação supriu essa lacuna e nos tornou mais qualificados para oferecer um treinamento de maior qualidade”, disse.

O técnico da Agência de Campina Grande, Livaldo Albino, há 38 anos trabalhando no IBGE, também se mostrou satisfeito com a capacitação oferecida pela unidade local. Segundo ele, cursos como esse deveriam ser uma constante no Instituto. “Mesmo com todo esse tempo de serviço prestado, eu não me considero pronto. Novas práticas e estratégias surgem a toda hora. Por isso temos que nos manter atualizados para desempenhar nosso trabalho da melhor forma possível”, argumentou.

Mais duas edições dessa capacitação vão acontecer, ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é que a segunda edição aconteça do dia 2 de março ao dia 1º de abril, e que a terceira seja realizada entre os dias 6 de abril e 4 de maio. Elas contarão com a participação dos coordenadores censitários de subárea e outros servidores do quadro efetivo, que também atuarão na cadeia de treinamento censitária.

Mais notícias deste Estado