Em Limoeiro do Norte, IBGE divulga o Censo 2020 e se reúne com estudantes da Uece
27/02/2020 11h32 | Atualizado em 27/02/2020 13h38
A coordenadora de divulgação do Censo 2020 no Ceará, Cássia Alencar, esteve em Limoeiro do Norte para divulgar a operação censitária. Em entrevista à Rádio Educadora ela destacou a quantidade de vagas previstas no próximo processo seletivo para o município. Ela ainda apresentou números sobre a população local, dos dados contabilizados no Censo 2010 até a Estimativa Populacional de 2019.
Cássia também foi entrevistada pela TV Jaguar, que exibiu reportagem sobre o que é o Censo e sua amplitude no território nacional e municipal. Na entrevista, a coordenadora falou da importância dos dados coletados na pesquisa para as políticas públicas e as características do município, divulgando também a data de início da coleta do Censo, em agosto. Cássia ressaltou ainda que o IBGE precisa da colaboração dos moradores para a operação.
“A utilização dos veículos de comunicação é de fundamental importância na disseminação de uma operação tão importante como o Censo Demográfico, no atingimento do seu objetivo que é o exercício da cidadania” disse Cássia Alencar.
Oficina de Sidra na Uece
Durante a visita a Limoeiro do Norte, a coordenadora de divulgação do IBGE ministrou uma oficina de Sidra (Sistema IBGE de Recuperação Automática), que reúne as pesquisas do instituto, para uma turma de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Além de apresentar caminhos para a ferramenta, Cássia mostrou a disponibilidade de outros sistemas digitais do IBGE no portal. A agente de pesquisas e mapeamento, Irineuda de Oliveira, da agência do IBGE em Limoeiro do Norte, também conversou com os alunos sobre os aglomerados subnormais do município, explicando a legislação para o reconhecimento desse recorte territorial.