Primeira turma conclui capacitação de Didática para Multiplicadores do Censo no Distrito Federal

| Da Redação

27/02/2020 10h39 | Atualizado em 27/02/2020 10h39

O curso de didática é a primeira etapa de preparação dos futuros instrutores. A próxima terá como enfoque o conteúdo que os supervisores e recenseadores efetivamente terão que dominar. Na terça-feira (18/02), ocorreu, no auditório do prédio da 509 Sul, a etapa presencial do curso Didática para Multiplicadores de Treinamento do Censo 2020, momento em que os 17 servidores participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no ambiente virtual.

O encontro marcou o encerramento da capacitação da primeira turma do DF, cujas aulas tiveram início em 21 de janeiro, na Escola Virtual do IBGE, e foram mediadas pelos instrutores do DF, Hiago Phillipe Albernaz Faria e Maiara Santos Santana.

Para concluir a capacitação, os participantes, divididos em duplas ou trios, tiveram que elaborar um projeto didático e planejar uma aula sobre um dos assuntos previstos no Manual do Instrutor do Censo 2020. “Eu fui surpreendida positivamente com todos os participantes, sem exceção. Dá uma certa tranquilidade pensar que são essas pessoas que vão atuar depois como instrutoras”, comentou Maiara.

Segundo o servidor Vladimir de Andrade Stempliuk, o curso foi denso, mas agradável. “O treinamento de didática foi diferente daqueles mais tradicionais, que eram muito comuns no IBGE, baseados em teoria e slides. É legal ver que mudou. Eu acho que ainda falta um terceiro estágio, que serviria para aprofundar os métodos propostos, como a dramatização. Ainda está muito livre”.

Conforme explicou Maiara, que fazia parte da Equipe do Censo 2010, a capacitação de didática já foi aperfeiçoada. Em 2009, quando participou como aluna, o curso foi realizado integralmente a distância. Os moderadores eram do Rio de Janeiro e o conteúdo era mais resumido.

O treinamento atual tem carga horária total de 30 horas. A etapa a distância possui três unidades e diversos fóruns temáticos. Entre os assuntos abordados, estão: formas de aprendizado, competências necessárias à execução de uma atividade, linguagem, comunicação e escuta, e planejamento.

Capacitação da segunda turma

Uma segunda turma será treinada a partir de março. Nesse momento, serão capacitados os 16 Coordenadores Censitários Subárea (CCSs), além dos servidores que não conseguiram participar da primeira oportunidade. De acordo com Maiara, a partir da experiência do treinamento que já foi concluído, alguns ajustes serão realizados.

“Vamos passar as informações um pouco mais cedo, reunir todos os participantes e conversar sobre objetivo do projeto didático, para que fique mais claro e para que as pessoas se sintam mais tranquilas na hora de elaborar e pensar na apresentação”. Por ser maior, a segunda turma também contará com um terceiro mediador, o analista censitário Pedro Alves, que ajudará a acompanhar e comentar as postagens dos fóruns e a ler os projetos.

Os instrutores do DF, Hiago e Maiara, anteriormente, também participaram do mesmo curso. A etapa presencial foi realizada nos dias 6 e 7 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de representantes de todas as Unidades Estaduais do IBGE.

Mais notícias deste Estado