IBGE e Prefeitura de Natal iniciam parceria para Censo Demográfico

| Da Redação

27/02/2020 10h24 | Atualizado em 27/02/2020 10h24

Com uma rede de 72 escolas municipais de ensino fundamental em Natal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem grande potencial para auxiliar no Censo 2020. Por isso, representantes da Prefeitura de Natal e IBGE reuniram-se para definir a colaboração.

Na capital do Rio Grande do Norte, o Censo Demográfico precisará de 16 postos de coleta e quatro sedes de subárea para apoiar os recenseadores em todas as regiões. O secretário adjunto de Administração Geral da SME, Francisco Erivaldo de Araújo, pediu que o Instituto encaminhasse os modelos de termos de cessão das salas e um mapa com as escolas de interesse do IBGE.

Em contrapartida, a coordenação do Censo 2020 no RN, Rogério Campelo e José Xavier Júnior, colocou o Instituto à disposição para orientar os professores municipais no uso das ferramentas do IBGEeduca.

Em oportunidade posterior à reunião, a secretária de Educação de Natal, Cristina Paiva, demonstrou interesse na parceria.“Será de extrema importância para todas as secretarias, porque o IBGE é um órgão muito respeitado pelo público em geral”, afirmou.

Engajamento

O secretário de Planejamento de Natal, Alexsandro Ferreira, tem sido o principal articulador entre o IBGE e a Prefeitura de Natal. Ele também participou da reunião na Secretaria Municipal de Educação. Uma das primeiras realizações dessa articulação é o banner clicável do Censo 2020 no portal oficial do município. Outras demandas estão em andamento.

Pesquisador da área de moradia e usuário de dados do Instituto, Ferreira é um entusiasta dessa colaboração. “Se a gente conseguir fazer uma boa parceria em 2020, com certeza continuaremos nos próximos anos”, frisou o secretário.

Também participaram da reunião a chefe de Gabinete da SME, Sirleide Silva de Oliveira, a secretária adjunta de Planejamento, Joana Guerra, e chefes de setores e departamentos da SME. Por parte do IBGE, além dos coordenadores do Censo 2020 no RN, o analista censitário Francisco Félix esteve presente.

Mais notícias deste Estado