Polícia Militar garante “apoio incondicional” ao Censo no Espírito Santo

| Da Redação

27/02/2020 10h03 | Atualizado em 27/02/2020 10h03

Mais um apoio fundamental para a realização do Censo Demográfico no Espírito Santo foi garantido pela Unidade Estadual do IBGE (UE/ES), desta vez, com a Polícia Militar do estado. No último dia 17 de fevereiro, a equipe do instituto se reuniu com o subcomandante-geral, coronel Alessandro Marin, no Quartel do Comando-Geral, em Vitória, para tratar da segurança durante a coleta dos dados. 

Nas abordagens nos domicílios, não é raro se deparar com a resistência do morador em receber o recenseador em sua casa, por medo de não conseguir identificá-lo. Ainda que o IBGE possua um serviço de identificação dos servidores, muitas pessoas preferem checar a identidade do recenseador diretamente com o serviço de atendimento emergencial da PM, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Pensando nisso, o subcomandante-geral se comprometeu a repassar a lista de recenseadores e coordenadores de área para o Ciodes, a fim de facilitar a operação. A relação de funcionários será semanalmente atualizada pela UE/ES e enviada à PM. A ação tem o objetivo de tranquilizar a população para a realização da pesquisa, além de evitar a possível propagação de fake news, muito comum em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.

“A identificação rápida dos recenseadores e demais servidores do IBGE, através do número 190, certamente dará mais segurança aos moradores, o que é fundamental para que as portas se abram para o Censo 2020”, afirma o chefe da UE/ES, Max Athayde Fraga.

Segundo o subcomandante-geral, o Censo tem “apoio incondicional” da instituição, uma vez que realiza uma “fotografia do Estado brasileiro”. “A pesquisa contribui para a tomada de decisões e políticas públicas que contribuem para a diminuição da vulnerabilidade social e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz.

Participaram também da reunião a gerente de Planejamento do Censo, Renata Ghidetti Mozine, a coordenadora Operacional, Silvana Pigato, e o analista censitário Leandro de Souza Reis.

Mais notícias deste Estado